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Authors
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Abstract(s)
O trabalho que seguidamente se apresenta coloca a tónica na gestão da comunicação de
emergência e a respetiva articulação com os media, por parte dos Bombeiros enquanto
Agentes de Proteção Civil.
Teve como motivação e objetivos, ressalvar o excelente trabalho desempenhado
diariamente pelos Bombeiros, que muitas vezes, por falta de estratégias de comunicação
e/ou de relações profícuas com os Órgãos de Comunicação Social o colocam a perder. Este
vazio na estratégia comunicacional foi identificado na consulta de bibliografia legislativa
e, nos manuais de boas práticas em sede de combate que, se constituiu como base
metodológica do trabalho. Não é percetível no documento que norteia a atividade dos
Bombeiros, o Sistema de Gestão de Operações, qualquer menção a esta relação, que cada
vez mais, fruto da velocidade de circulação da informação, encurta antes da fase IV.
Foi proposto neste trabalho: i) adaptação de um modelo utilizado em países anglo saxónicos; ii) elaboração de uma Norma de Execução Permanente; iii) criação de uma
célula de assessoria de impressa e relações públicas.
Em síntese, este trabalho propõe a uniformização da linguagem e a transversalidade a
todo o território, no que, à relação entre os Bombeiros e os Órgãos de Comunicação Social
concerne.
Description
Keywords
Informação, Planeamento, Estratégia, Comunicação Social