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Linguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidade

dc.contributor.advisorMorais, Rodrigo Antunes
dc.contributor.authorFigueiredo, Gonçalo Frederico Correia
dc.date.accessioned2024-01-15T13:29:18Z
dc.date.available2024-01-15T13:29:18Z
dc.date.issued2023-11
dc.description.abstractA presente pesquisa explora o impacto da linguagem simbólica cromática como um signo mutável na comunicação publicitária na condição que pode ser afetada a perceção de um interpretante com daltonismo. Considerando que as cores têm um forte impacto na resposta percetiva e são uma ferramenta importante na publicidade, conforme evidenciado por meio da revisão sistemática da literatura (Farina et al., 2006; Cabrera et al., 2021), é necessário considerar que a visão é o sentido mais proeminente do ser humano e é indispensável na publicidade (Hultén e van Dijk, 2009). No entanto, cerca de 90% da comunicação utiliza a cor como um meio visual para transmitir informações, e aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo apresentam algum grau de daltonismo (ColorAdd.Social, s.d.). A determinação dos resultados foi alcançada por meio de (1) utilização de inteligência artificial para gerar informações e especular processos simbólicos, incluindo mensagens, imagens e cores; (2) entrevistas em profundidade e (3) a criação de uma análise comparativa baseada nos conhecimentos semióticos de C. S. Peirce. Desta forma, os resultados permitiram identificar pontos de interferência na perceção das peças publicitárias, contribuindo numa compreensão mais detalhada dos diferentes pontos de vista dos indivíduos envolvidos no estudo.pt_PT
dc.description.abstractThe present research explores the impact of chromatic symbolic language as a mutable sign in advertising communication on the condition that can affect the perception of na interpreter with color blindness. Considering that colors have a strong impact on perceptual response and are an important tool in advertising, as evidenced by a systematic literature review (Farina et al., 2006; Cabrera et al., 2021), it is necessary to take into account that vision is the most reliable sense of human beings and is indispensable in advertising (Hultén and van Dijk, 2009). However, approximately 90% of communication uses color as a visual means to convey information, and approximately 350 million people worldwide have some degree of color blindness (ColorAdd.Social, n.d.). The determination of the results was achieved through (1) the use of artificial intelligence to generate information and speculate symbolic processes, including messages, images, and colors; (2) in-depth interviews; and (3) the creating of a comparative analysis based on the semiotic knowledge of C. S. Peirce. In this way, the results allowed fot the identification of points of interference in the perception of advertising pieces, contributing to a more detailed understanding of the different perspectives of the individuals involved in the study.pt_PT
dc.identifier.tid203465598pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48936
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação publicitáriapt_PT
dc.subjectLinguagem simbólica cromáticapt_PT
dc.subjectDaltonismopt_PT
dc.subjectSemióticapt_PT
dc.titleLinguagem simbólica cromática e daltonismo: uma análise comparativa na publicidadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

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