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As intervenções especializadas de enfermagem à criança e família em situação de emergência

dc.contributor.advisorFerreira, Jorge Eurico
dc.contributor.authorMarques, Sara Raquel Carvalho
dc.date.accessioned2020-04-29T14:15:12Z
dc.date.available2020-04-29T14:15:12Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractCuidar da criança e sua família em situação de emergência é um desafio ímpar. Com objetivo de facilitar a vivência de uma experiência normalmente difícil que é a hospitalização de uma criança, principalmente numa situação de emergência, é imperativo o envolvimento da família e o desenvolvimento de intervenções de enfermagem que integrem e satisfaçam as suas necessidades. A filosofia dos Cuidados Centrados na Família (CCF) é um pilar fundamental na prestação de cuidados à criança e permite uma melhoria na qualidade dos cuidados prestados. Existem ainda alguns obstáculos à presença da família nos diferentes contextos de cuidados às crianças em situação de emergência, sendo assim preponderante refletir sobre a temática. O presente relatório é o culminar de um percurso de desenvolvimento de competências enquanto futura enfermeira mestre e especialista em enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC). A problemática deste relatório incide na melhoria da prestação de cuidados de qualidade à criança e à sua família em situações de emergência, de que são exemplo, a reanimação, a descompensação hemodinâmica e a realização de procedimentos invasivos em contexto de Urgência Pediátrica (UP) e Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). O desenvolvimento de competências especializadas foi suportado nos referenciais teóricos de Betty Neuman e Patrícia Benner e na filosofia dos CCF, na evidência científica e no enquadramento profissional do exercício de enfermagem. A metodologia utilizada foi descritiva, analítica e reflexiva, com sistematização de conhecimentos e descrição de experiências vividas nos diferentes contextos, que facilitou a articulação entre a teoria e a prática e o desenvolvimento de competências e saberes. Este documento traduz a análise do processo de desenvolvimento de competências durante o ensino clínico (EC), com as intervenções planeadas e executadas para dar resposta à problemática inicial e aos objetivos previamente propostos.pt_PT
dc.identifier.tid202469980pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/32096
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermagem de cuidados intensivospt_PT
dc.subjectEmergênciaspt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.titleAs intervenções especializadas de enfermagem à criança e família em situação de emergênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnfermagem à Pessoa em Situação Crítica,pt_PT

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RelatórioEstágioESEL-SaraRaquelCarvalhoMarques_5281.pdf
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