Repository logo
 
Publication

DESCOLA: reconfigurações e reiterações da gramática escolar

dc.contributor.authorGomes, E. X.
dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.contributor.authorAlves, Mariana Gaio
dc.date.accessioned2021-03-25T12:04:03Z
dc.date.available2021-03-25T12:04:03Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractReconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.pt_PT
dc.description.abstractRecognizing the current social and scientific relevance of researches that consider, articulately, the educational dynamics that take place inside and outside school spaces, this study explores an educational offer under the responsibility of the municipality of Lisbon - the DESCOLA program - whose purpose is to target teachers and students from primary and secondary schools. Guided by the central question “To what extent does DESCOLA reiterate and / or reconfigure the school grammar of education?”, a qualitative and interpretative methodological approach is developed that mobilizes data obtained from content analysis of the program's brochure. The results of the research suggest the presence of marks of school grammar in DESCOLA, but also of interruptions in it, giving rise to possibilities for changing school organization and work in a logic of public education space.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, E., Pires, A. & Alves, M., (2021). DESCOLA: Reconfigurações e reiterações da gramática escolar. Da Investigação às Práticas, 11(1), 25 - 43pt_PT
dc.identifier.doi10.25757/invep.v11i1.237pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35993
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectEstado Educadorpt_PT
dc.subjectEspaço Público de Educaçãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectEducating Statept_PT
dc.subjectPublic Space of Educationpt_PT
dc.titleDESCOLA: reconfigurações e reiterações da gramática escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGomes
person.familyNameOliveira Pires
person.givenNameElisabete Xavier
person.givenNameAna Luisa
person.identifier.ciencia-id6819-3243-E909
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.orcid0000-0001-6635-6307
person.identifier.ridC-7073-2019
person.identifier.scopus-author-id35069574000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DESCOLA- reconfigurações e reiterações da gramática escolar Revista da Investigação às Práticas 26.pdf
Size:
278.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format