Publication
DESCOLA: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
dc.contributor.author | Gomes, E. X. | |
dc.contributor.author | Oliveira Pires, Ana Luisa | |
dc.contributor.author | Alves, Mariana Gaio | |
dc.date.accessioned | 2021-03-25T12:04:03Z | |
dc.date.available | 2021-03-25T12:04:03Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação. | pt_PT |
dc.description.abstract | Recognizing the current social and scientific relevance of researches that consider, articulately, the educational dynamics that take place inside and outside school spaces, this study explores an educational offer under the responsibility of the municipality of Lisbon - the DESCOLA program - whose purpose is to target teachers and students from primary and secondary schools. Guided by the central question “To what extent does DESCOLA reiterate and / or reconfigure the school grammar of education?”, a qualitative and interpretative methodological approach is developed that mobilizes data obtained from content analysis of the program's brochure. The results of the research suggest the presence of marks of school grammar in DESCOLA, but also of interruptions in it, giving rise to possibilities for changing school organization and work in a logic of public education space. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, E., Pires, A. & Alves, M., (2021). DESCOLA: Reconfigurações e reiterações da gramática escolar. Da Investigação às Práticas, 11(1), 25 - 43 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.25757/invep.v11i1.237 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/35993 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Cultura | pt_PT |
dc.subject | Estado Educador | pt_PT |
dc.subject | Espaço Público de Educação | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Culture | pt_PT |
dc.subject | Educating State | pt_PT |
dc.subject | Public Space of Education | pt_PT |
dc.title | DESCOLA: reconfigurações e reiterações da gramática escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Gomes | |
person.familyName | Oliveira Pires | |
person.givenName | Elisabete Xavier | |
person.givenName | Ana Luisa | |
person.identifier.ciencia-id | 6819-3243-E909 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B14-AC6E-5257 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6635-6307 | |
person.identifier.rid | C-7073-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35069574000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DESCOLA- reconfigurações e reiterações da gramática escolar Revista da Investigação às Práticas 26.pdf
- Size:
- 278.72 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format