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O processamento sensorial e as competências de escrita em crianças a frequentar o 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
| dc.contributor.advisor | Pinto, Élia | |
| dc.contributor.author | Santos, Cláudia | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-02T14:29:46Z | |
| dc.date.available | 2025-06-02T14:29:46Z | |
| dc.date.issued | 2025-02-05 | |
| dc.description.abstract | Introdução: A educação é uma das principais ocupações nas atividades quotidianas das crianças, sendo esperado que durante a idade escolar consigam desenvolver as competências de escrita manual. Estas competências são o resultado da integração de diversos sistemas sensoriais, a este processo denomina-se de integração sensorial. Ao longo do pré-escolar e ao longo 1.º Ciclo do Ensino Básico é esperado que as crianças adquiram as competências de escrita manual, é também neste período que começam a surgir alterações e necessidade de encaminhamento para Terapia Ocupacional. Objetivo: Verificar a influência do processamento sensorial nas competências de escrita de crianças que frequentam o 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Métodos: Foi utilizado um método quantitativo de carácter descritivo, correlacional e transversal. A amostra foi constituída por 65 crianças com idades compreendidas entre os oito e os 10 anos que frequentavam o 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a recolha de dados foram usados o Sensory Processing Measure (SPM) – Forma Sala de Aula e o Protocolo de Aferição de Dificuldades em Leitura e Escrita (PADLE) – Vol.1 Escrita. Resultados: Os resultados obtidos mostraram que as crianças apresentaram maiores dificuldades sensoriais no “Tato” e a “Visão” do SPM-Forma Sala de Aula e através do PADLE – Escrita as observaram-se mais dificuldades ao nível do “Ditado após Leitura e Cópia” e na “Escrita de Frases com Palavras Dadas”. Verificou-se a existência de correlações muito fracas na correlação entre “Equilíbrio e Movimento” e “Cópia pós Leitura” RSpearman=-0.209 e p=0.094, que sugere que crianças que tenham maiores dificuldades ao nível do “Equilíbrio e Movimento” tendem a ter um desempenho inferior ao nível da tarefa de “Cópia Após Leitura”, assim como menor desempenho no “Equilíbrio e Movimento” pode influenciar a “Identificação de Erros Ortográficos” com RSpearman =0.217 e p=0.082. Conclusão: Com isto, concluiu-se que as correlações sugerem uma potencial relação entre problemas sensoriais e o desempenho das crianças ao nível das tarefas de leitura e de escrita. | por |
| dc.identifier.tid | 203949340 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/57918 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Terapia ocupacional | |
| dc.subject | Processamento sensorial | |
| dc.subject | Crianças em idade escolar | |
| dc.subject | competências de escrita | |
| dc.subject | Protocolo de aferição de dificuldades em leitura e escrita | |
| dc.subject | Perfil sensorial | |
| dc.title | O processamento sensorial e as competências de escrita em crianças a frequentar o 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Saúde do Alcoitão | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Terapia Ocupacional |
