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O processamento sensorial e as competências de escrita em crianças a frequentar o 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorPinto, Élia
dc.contributor.authorSantos, Cláudia
dc.date.accessioned2025-06-02T14:29:46Z
dc.date.available2025-06-02T14:29:46Z
dc.date.issued2025-02-05
dc.description.abstractIntrodução: A educação é uma das principais ocupações nas atividades quotidianas das crianças, sendo esperado que durante a idade escolar consigam desenvolver as competências de escrita manual. Estas competências são o resultado da integração de diversos sistemas sensoriais, a este processo denomina-se de integração sensorial. Ao longo do pré-escolar e ao longo 1.º Ciclo do Ensino Básico é esperado que as crianças adquiram as competências de escrita manual, é também neste período que começam a surgir alterações e necessidade de encaminhamento para Terapia Ocupacional. Objetivo: Verificar a influência do processamento sensorial nas competências de escrita de crianças que frequentam o 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Métodos: Foi utilizado um método quantitativo de carácter descritivo, correlacional e transversal. A amostra foi constituída por 65 crianças com idades compreendidas entre os oito e os 10 anos que frequentavam o 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a recolha de dados foram usados o Sensory Processing Measure (SPM) – Forma Sala de Aula e o Protocolo de Aferição de Dificuldades em Leitura e Escrita (PADLE) – Vol.1 Escrita. Resultados: Os resultados obtidos mostraram que as crianças apresentaram maiores dificuldades sensoriais no “Tato” e a “Visão” do SPM-Forma Sala de Aula e através do PADLE – Escrita as observaram-se mais dificuldades ao nível do “Ditado após Leitura e Cópia” e na “Escrita de Frases com Palavras Dadas”. Verificou-se a existência de correlações muito fracas na correlação entre “Equilíbrio e Movimento” e “Cópia pós Leitura” RSpearman=-0.209 e p=0.094, que sugere que crianças que tenham maiores dificuldades ao nível do “Equilíbrio e Movimento” tendem a ter um desempenho inferior ao nível da tarefa de “Cópia Após Leitura”, assim como menor desempenho no “Equilíbrio e Movimento” pode influenciar a “Identificação de Erros Ortográficos” com RSpearman =0.217 e p=0.082. Conclusão: Com isto, concluiu-se que as correlações sugerem uma potencial relação entre problemas sensoriais e o desempenho das crianças ao nível das tarefas de leitura e de escrita.por
dc.identifier.tid203949340
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57918
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectTerapia ocupacional
dc.subjectProcessamento sensorial
dc.subjectCrianças em idade escolar
dc.subjectcompetências de escrita
dc.subjectProtocolo de aferição de dificuldades em leitura e escrita
dc.subjectPerfil sensorial
dc.titleO processamento sensorial e as competências de escrita em crianças a frequentar o 3.º ano do 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorEscola Superior de Saúde do Alcoitão
thesis.degree.nameMestrado em Terapia Ocupacional

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