Repository logo
 
Publication

A perceção da qualidade e a sua influência na performance das empresas portuguesas do setor dos vinhos

dc.contributor.advisorViseu, Clara Margarida Pisco
dc.contributor.advisorLeite, Joana Jorge de Queiroz
dc.contributor.advisorSilva, Gabriel Luís de Matos Eleutério
dc.contributor.authorCruz, Rafael Marques da
dc.date.accessioned2018-02-07T15:55:40Z
dc.date.available2018-02-07T15:55:40Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho de projeto visou a obtenção de conclusões quanto às determinantes da performance das empresas do setor dos vinhos em Portugal, com enfoque na importância da perceção da qualidade. Esta foi medida pelas classificações dadas pelo crítico de vinho João Paulo Martins, sobre as quais se construiu uma base de dados, com o objetivo de medir o seu impacto na performance das empresas. Foi constituída uma amostra de dados relativos a 306 empresas do setor dos vinhos em Portugal para o ano de 2015, obtida através da base de dados SABI, juntamente com as classificações dadas pelo crítico a 2567 vinhos produzidos pelas empresas. Após a utilização de testes estatísticos e construção de um modelo de regressão linear múltipla, cuja variável dependente selecionada foi o ROA, os resultados indicaram que a classificação média dos vinhos, a dimensão, o endividamento e a região são fatores determinantes que afetam a performance das empresas do setor dos vinhos em Portugal, enquanto que a intensidade de exportação, os ativos intangíveis, a idade e o preço não se mostraram relevantes para a explicar a performance. A variável classificação média dos vinhos mostrou ser a mais importante para explicar a performance das empresas produtoras, tendo uma influência positiva e estatisticamente significativa. Avaliou-se também a relação entre a intensidade de exportação e a classificação máxima obtida pelos vinhos das empresas. As empresas com classificações máximas superiores apresentaram, em média, uma maior intensidade de exportaçãopt_PT
dc.identifier.tid201849160pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21120
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVinhopt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectDeterminantespt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectCríticospt_PT
dc.titleA perceção da qualidade e a sua influência na performance das empresas portuguesas do setor dos vinhospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rafael_Cruz.pdf
Size:
1.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: