Publication
As TIC na inclusão de alunos com NEE no ensino das ciências
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira | |
| dc.contributor.author | Marreiros, Célia Maria dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2016-07-11T15:22:57Z | |
| dc.date.available | 2016-07-11T15:22:57Z | |
| dc.date.issued | 2015-07-28 | |
| dc.date.submitted | 2015-07-28 | |
| dc.description.abstract | Este estudo debruça-se sobre as atitudes dos professores de ciências face à adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação na sua prática pedagógica com alunos com Necessidades Educativas Especiais e de que forma essa prática contribui para a inclusão efetiva destes alunos. De forma a encontrar respostas esclarecedoras face ao tema proposto, foi levada a cabo uma revisão de literatura que visou clarificar os conceitos relacionados com o mesmo: as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e o ensino das Ciências. Sobre estes conceitos, foram focados os seguintes itens: como evoluíram; qual a sua importância e como se relacionam. Procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com o intuito de recolher a informação necessária para responder aos objetivos do estudo. Este foi aplicado a professores de Ciências (grupos de recrutamento 500,510, 520 e 550) do ensino básico e secundário, cujas respostas constituem a amostra do estudo. O estudo dos resultados obtidos através da aplicação do questionário procura esclarecer a seguinte questão central: Qual o papel das TIC na inclusão de alunos com NEE no ensino das Ciências? Após o tratamento e análise de dados foram tiradas as respetivas conclusões das quais fazem parte a atitude positiva dos professores de Ciências face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Regular e o reconhecimento da importância da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201207532 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14295 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologia Educativa | pt_PT |
| dc.subject | Integração Escolar | pt_PT |
| dc.title | As TIC na inclusão de alunos com NEE no ensino das ciências | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
