Publication
Promoção do direito a brincar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal : de satisfação das crianças e nas interações no recreio
dc.contributor.author | Lourenço, Ana | |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz | |
dc.contributor.author | Mendes, Rui | |
dc.contributor.author | M. L. Martins, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T15:05:07Z | |
dc.date.available | 2023-09-25T15:05:07Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | o. Brincar é um Direito da Criança e considerando o tempo que as crianças passam no contexto escolar, este deve assumir-se enquanto contexto privilegiado para a promoção deste Direito. Foi implementado um programa de promoção do Direito a Brincar em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) de Lisboa, com o objetivo de melhorar as oportunidades lúdicas das crianças em contexto escolar. O estudo realizado é de natureza quantitativa e apresenta o impacto do programa de intervenção nas dimensões da satisfação das crianças e das interações ocorridas nos espaços de brincar exteriores após a intervenção. Constituem a amostra 357 sujeitos, 188 raparigas (52.7%) e 169 rapazes (47.3%), com idade 8.65±0.789. A amostra foi dividida em dois grupos de intervenção (G1 e G2) e um de controlo (G3). Utilizou-se um questionário para recolha do índice de satisfação, criado pela equipa de investigação e o questionário “Identificação das atividades e interações das crianças nos recreios” (Pereira, et al.,2016).Os resultados evidenciam que os grupos de intervenção demonstram uma maior satisfação com as pinturas de chão, mas o mesmo não acontece em relação aos materiais. Em relação aos materiais utilizados e às atividades desenvolvidas não existiram diferenças entre os grupos e é notória a prevalência de atividades e materiais ligados ao movimento e não a outras modalidades de atividade lúdica. Assim, o programa foi eficaz apenas em parte da intervenção o que pode ser explicado pelo facto do mesmo ter decorrido em período de restrições sanitárias ligadas à pandemia COVID-19. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46743 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Federación Española de Asociaciones de Docentes de Educaçión Física | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | jogo | pt_PT |
dc.subject | 1º CEB | pt_PT |
dc.subject | recreio | pt_PT |
dc.subject | crianças | pt_PT |
dc.subject | saúde | pt_PT |
dc.subject | covid-19 | pt_PT |
dc.subject | play | pt_PT |
dc.subject | primary education | pt_PT |
dc.subject | recess | pt_PT |
dc.subject | children | pt_PT |
dc.subject | health | pt_PT |
dc.title | Promoção do direito a brincar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal : de satisfação das crianças e nas interações no recreio | pt_PT |
dc.title.alternative | Right to play promotion in primary education in Portugal: impact on children’s satisfaction levels andrecess interactions | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Valladolid | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 825 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 50 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 817 | pt_PT |
oaire.citation.title | Retos | pt_PT |
person.familyName | Mendes | |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Rui | |
person.givenName | Fernando Manuel Lourenço | |
person.identifier | 722571 | |
person.identifier | 0000000070715256 | |
person.identifier.ciencia-id | A71F-1E22-D496 | |
person.identifier.ciencia-id | 8512-5BB4-6DFD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2433-5193 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1812-2300 | |
person.identifier.rid | AAK-6934-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54881476100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57217191490 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b75ec7e9-b217-42e1-9df0-a340e34ca0d0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Dialnet-PromocionDelDerechoAlJuegoEnLasEscuelasDeLaEducaci-9074403.pdf
- Size:
- 240.94 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: