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Promoção do direito a brincar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal : de satisfação das crianças e nas interações no recreio

dc.contributor.authorLourenço, Ana
dc.contributor.authorPereira, Beatriz
dc.contributor.authorMendes, Rui
dc.contributor.authorM. L. Martins, Fernando
dc.date.accessioned2023-09-25T15:05:07Z
dc.date.available2023-09-25T15:05:07Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstracto. Brincar é um Direito da Criança e considerando o tempo que as crianças passam no contexto escolar, este deve assumir-se enquanto contexto privilegiado para a promoção deste Direito. Foi implementado um programa de promoção do Direito a Brincar em escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) de Lisboa, com o objetivo de melhorar as oportunidades lúdicas das crianças em contexto escolar. O estudo realizado é de natureza quantitativa e apresenta o impacto do programa de intervenção nas dimensões da satisfação das crianças e das interações ocorridas nos espaços de brincar exteriores após a intervenção. Constituem a amostra 357 sujeitos, 188 raparigas (52.7%) e 169 rapazes (47.3%), com idade 8.65±0.789. A amostra foi dividida em dois grupos de intervenção (G1 e G2) e um de controlo (G3). Utilizou-se um questionário para recolha do índice de satisfação, criado pela equipa de investigação e o questionário “Identificação das atividades e interações das crianças nos recreios” (Pereira, et al.,2016).Os resultados evidenciam que os grupos de intervenção demonstram uma maior satisfação com as pinturas de chão, mas o mesmo não acontece em relação aos materiais. Em relação aos materiais utilizados e às atividades desenvolvidas não existiram diferenças entre os grupos e é notória a prevalência de atividades e materiais ligados ao movimento e não a outras modalidades de atividade lúdica. Assim, o programa foi eficaz apenas em parte da intervenção o que pode ser explicado pelo facto do mesmo ter decorrido em período de restrições sanitárias ligadas à pandemia COVID-19.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46743
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFederación Española de Asociaciones de Docentes de Educaçión Físicapt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectjogopt_PT
dc.subject1º CEBpt_PT
dc.subjectrecreiopt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.subjectsaúdept_PT
dc.subjectcovid-19pt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectprimary educationpt_PT
dc.subjectrecesspt_PT
dc.subjectchildrenpt_PT
dc.subjecthealthpt_PT
dc.titlePromoção do direito a brincar nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico em Portugal : de satisfação das crianças e nas interações no recreiopt_PT
dc.title.alternativeRight to play promotion in primary education in Portugal: impact on children’s satisfaction levels andrecess interactionspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceValladolidpt_PT
oaire.citation.endPage825pt_PT
oaire.citation.issue50pt_PT
oaire.citation.startPage817pt_PT
oaire.citation.titleRetospt_PT
person.familyNameMendes
person.familyNameMartins
person.givenNameRui
person.givenNameFernando Manuel Lourenço
person.identifier722571
person.identifier0000000070715256
person.identifier.ciencia-idA71F-1E22-D496
person.identifier.ciencia-id8512-5BB4-6DFD
person.identifier.orcid0000-0002-2433-5193
person.identifier.orcid0000-0002-1812-2300
person.identifier.ridAAK-6934-2020
person.identifier.scopus-author-id54881476100
person.identifier.scopus-author-id57217191490
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
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