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A ISO é o maior Organismo Internacional de Normalização, sendo que as publicações mais conhecidas são as normas da série ISO 9000. Destas, faz parte a ISO 9001, considerada a Norma mais disseminada no mundo e a que permite o acesso à certificação. Tem-se verificado um interesse crescente na certificação dos serviços de saúde.
Pela sua área de atividade e por fazerem parte de um contexto socioeconómico, os serviços de saúde são impelidos para a normalização e para o reconhecimento oficial dos seus sistemas de qualidade através da certificação.
A certificação pela ISO 9001:2015 é uma decisão estratégica da direção máxima do serviço de saúde, que deve ser muito bem ponderada e planeada, de forma a ser bem sucedida.
Porque a reflexão ajuda à mudança, esta comunicação pretende refletir sobre as vantagens e desvantagens, os principais obstáculos e os erros a evitar na implementação da ISO 9001:2015, bem como nos pontos-chave para o sucesso do sistema de gestão da qualidade.
A versão atual da Norma pode trazer benefícios evidentes ao nível da comunicação, da liderança, da segurança dos doentes, da qualidade do atendimento, da gestão dos riscos, com repercussões diretas nos cuidados de saúde prestados aos utentes.
A ISO 9001:2015 é uma inegável ferramenta da gestão da qualidade, que pode auxiliar os serviços de saúde a atingirem a excelência clínica e organizacional. Contudo, se a certificação for encarada como uma moda e não for levada a sério, não deve ser considerada, porque está condenada ao insucesso.
Description
Keywords
Serviços Hospitalares Gestão da Qualidade Total Certificação
Citation
X Encontro de Investigadores da Qualidade Organização: Encontros de Tróia e Rede de Investigadores da Qualidade, Politécnico de Setúbal 7 de junho de 2019