Repository logo
 
Publication

As estratégias de comunicação para o recrutamento do público-alvo feminino

dc.contributor.authorDias, Sílvia Esmeralda Joanaz d'Assunção
dc.date.accessioned2020-08-13T14:16:01Z
dc.date.available2020-08-13T14:16:01Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractAs Forças Armadas deparam-se com dificuldades no processo de recrutamento, sendo vital ampliar a base de recrutamento ao público-alvo feminino, que atualmente apenas constitui 12% do efetivo. Para além do contexto demográfico nacional apresentar uma paridade entre sexos (53% mulheres e 47% homens), as diferentes capacidades e potencialidades entre mulheres e homens contribuem para a inovação e desenvolvimento. Perante este panorama, torna-se imprescindível para as Forças Armadas atrair e recrutar mais jovens do sexo feminino, recorrendo a Estratégias de Comunicação direcionadas para este público-alvo. Em termos metodológicos foi seguido um raciocínio indutivo e uma estratégia de investigação mista, sustentada numa análise documental e não documental, com recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas a diversas entidades da Defesa Nacional, com responsabilidades no Recrutamento e na Comunicação e Relações Públicas. De acordo com as caraterísticas sociodemográficas e o posicionamento face às Forças Armadas do público-alvo feminino, é importante alinhar os conceitos estruturantes da comunicação integrada (institucional, interna e externa) para comunicar de acordo com as expetativas pessoais e profissionais deste público. Realça-se a importância de existir uma estratégia de comunicação integrada, adequada ao público-alvo feminino e estudos específicos sobre o mesmo, a fim de aumentar a atratividade do serviço militar.pt_PT
dc.description.abstractThe Armed Forces are facing difficulties in the recruitment process, reason why it is vital to expand the recruitment to the female target audience, which currently represents only 12% of the staff. Having a gender parity (53% women and 47% men) in the context of national demographics, the different capabilities of women and men, represent an added value, contributing to innovation and development. Taking this scenario into consideration, it is essential to the Armed Forces to attract and recruit more young women, using adequate Communication Strategies aiming this target audience. Inductive reasoning has been used, and a mixed investigation strategy were followed, based on documentary and non-documentary analysis, with data collection through semi-structured interviews from various entities, with responsibilities in National Defence’s Recruitment, and Communication and Public Relations. According to the sociodemographic characteristics and the positioning towards the Armed Forces of the female target audience, it is important to align the structural concepts of integrated communication (institutional, internal and external) to communicate according to the personal and professional expectations. It is highlighted the importance of having an integrated communication strategy, suitable for the female target audience and specific studies on it, in order to increase attractiveness of the military service.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33096
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIUMpt_PT
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_PT
dc.subjectRecrutamentopt_PT
dc.subjectPúblico-alvo femininopt_PT
dc.subjectCommunication strategiespt_PT
dc.subjectRecruitmentpt_PT
dc.subjectFemale target audiencept_PT
dc.titleAs estratégias de comunicação para o recrutamento do público-alvo femininopt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As estratégias de comunicação para o recrutamento do público-alvo feminino_Maj Sílvia Dias.pdf
Size:
3.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format