Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
221.9 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Equipamento Auxiliar de Apoio à Prontidão Operacional, devido à sua
importância na cadeia de prontidão de aeronaves, deve apresentar um elevado índice de
operacionalidade e contribuir para o cumprimento da missão onde e quando necessário.
A Força Aérea Portuguesa (FAP), debata-se com graves problemas a nível de
manutenção, operação e gestão de Ground Support Equipment (GSE), principalmente em
Unidades com mais que um utilizador, ou seja, com mais que uma Esquadra de voo. Estas
lacunas advêm de reestruturações internas, falta de uniformização de procedimentos e
indefinição quanto ao órgão gestor.
Tornava-se portanto essencial analisar o enquadramento legislativo em vigor na
FAP, incluindo alguns diplomas previstos na lei, identificar o que nas Unidades Base se faz
menos bem nessa área e recomendar a implementação de um sistema de gestão de GSE,
tendo em vista a sua optimização.
Para conduzir este estudo foi seguido o método científico de investigação
descritiva. Partiu-se de uma pergunta inicial, da qual derivaram duas questões e se
formularam quatro hipóteses de trabalho. Para obter informação para análise foi realizada
uma fase exploratória recorrendo a leituras bibliográfica de manuais doutrinários,
legislação e documentos oficiais e foram realizadas várias entrevistas e visitas às Unidades.
Da análise efectuada, verificou-se que a legislação ao nível funcional se encontra
obsoleta desde 1999, data em que, por decisão superior se procedeu à reorganização do
CLAFA. O equipamento auxiliar nas Unidades Base, está organizado de forma diversa e
nem sempre de acordo com os manuais em vigor; muito do pessoal que opera viaturas
especiais não possui o Certificado de Aptidão Profissional, conforme preconizado na lei; a
qualidade da manutenção, na maioria das Unidades, não é aferida periodicamente através
de inspecções técnicas sectoriais.
Concluiu-se que a FAP necessita de definir requisitos, competências,
procedimentos e responsabilidades, tendo em vista a implementação de um modelo
eficiente de gestão, manutenção e operação do equipamento auxiliar de apoio à prontidão
operacional. Abstract: The Auxiliary Equipment in Support to the Operational Readiness, due to its
importance in the chain of the aircrafts readiness, must have a high index of operationality
and contribute to the execution of the mission when needed.
The Portuguese Air Force (POAF), is struggling with serious problems in
maintenance, operation and management of Ground Support Equipment (GSE), specially
in Units with more than one user, in other words, with more than one flight Squadron.
These gaps occur as a result of the internal restructurings, lack of standardization
procedures and undefined management responsibility.
Before it became essential to analyze the actual legal framing in the POAF,
including some foreseen diplomas in the law, to identify what is done not so well in the Air
Base in this specific area and recommend the implementation of a management system in
the GSE, with the objective of optimization.
The main tool used in this individual investigation was the Quivy scientific method.
Starting with an initial question, which derived in two questions and four hypotheses were
formulated. All obtained information for analysis was done on the exploratory phase with
the doctrinaire bibliographic manuals, legislation and official documents reading and
accomplished with interviews and visits to some air bases.
The analysis done, we verified that the legislation at the functional level is obsolete
since 1999, in witch was proceeded a reorganization change by superior decision. The
auxiliary equipment from the Air Bases, is organized in a way that its not acceptable
according to the actualised manuals; personnel operating special vehicles does not posses
the adequable Professional Certification to operate with such equipment, according to the
law; the quality of maintenance, in the majority of the air bases is not periodically verified
through specific technical inspections.
In the end the conclusion stated was that POAF needs to define requirements,
competences, procedures and responsibilities, in the way of an implementation of an
efficient model of management, maintenance and operation of auxiliary equipment in
support of operational readiness.
Description
Keywords
Gestão Manutenção Operação Formação Certificação Reorganização Uniformização Optimização Segurança