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Saúde mental e qualidade de vida no idoso: uma intervenção no âmbito da educação social

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Abstract(s)

Este programa de intervenção, realizado no âmbito da educação para a saúde, teve como questão central: “Será que a intervenção em Educação Social cria repercussões positivas na Saúde Mental e na Qualidade de Vida das pessoas idosas?”. Nesta sequência foi elaborada e implementada uma intervenção com os seguintes objetivos: 1) Diminuir o afeto negativo nos idosos; 2) Aumentar o bem-estar psicológico nos idosos e 3) Promover uma maior qualidade de vida nos idosos, com a intervenção. A amostra foi constituída por 15 indivíduos (60% do sexo feminino), com uma média de idade de 82,5 anos (DP=8,5), de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. A duração deste projeto foi de, aproximadamente, dois meses, perfazendo um total de 12 sessões, duas vezes por semana. Para avaliar a sua eficácia foram realizadas duas avaliações, com pré e pós teste, o Inventário de Saúde Mental (acrónimo original MHI; Ribeiro, 2001) e o Inventário de Avaliação da Qualidade de Vida em Adultos Idosos da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-OLD, acrónimo original; Vilar, Sousa, & Simões, 2009). Os resultados obtidos, após a intervenção, sugerem melhorias significativas no MHI Total(p=0,021), no Bem-Estar Psicológico Positivo(p=0,014), bem como uma diminuição significativa da Depressão (p=0,043) e da Perda de Controlo(p=0,018), subescalas do Distresse. Na QdV, os resultados mostram diferenças estatisticamente significativas nas dimensões Participação Social(p=0,005) e Intimidade(p=0,027). Nas restantes dimensões, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas.Em suma, os resultados obtidos mostram que o programa implementado contribuiu para a melhoria da saúde mental dos idosos envolvidos.

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Saúde Mental Qualidade de Vida Educação Social Idosos

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