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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Saber lidar com essas situações envolve a necessidade de gestão emocional, que é desenvolvida desde a infância e aprimorada ao longo da vida.
Para a elaboração deste relatório, foram utilizados diferentes instrumentos, incluindo questionários aplicados aos alunos de três turmas do Ensino Básico (2.º, 3.º e 4.º anos), aos seus professores titulares e reflexões escritas durante a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Estas ferramentas e os resultados obtidos possibilitaram uma análise abrangente dos comportamentos associados ao ambiente da sala de aula, ao recreio, bem como ao desenvolvimento interpessoal (aluno-aluno) e intrapessoal (aluno) da turma alvo.
A implementação de estratégias de Educação Emocional nas escolas pode contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes das suas emoções, capazes de resolver conflitos de forma saudável e promover um bom ambiente de convivência.
Portanto, é fundamental que os educadores e profissionais da área da Educação considerem a viabilidade de implementar a Educação Emocional como parte integrante do currículo escolar, visando criar espaços de aprendizagem que valorizem não apenas o desenvolvimento académico, mas também o crescimento pessoal e emocional dos alunos. Desta forma, estaremos a preparar as gerações futuras para enfrentar os desafios da vida de forma mais equilibrada e empática.
Description
Keywords
Educação Emocional Estratégia Gestão Conflitos