Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A educação emocional como estratégia de gestão de conflitos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mónica Custódio.pdf9.64 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Saber lidar com essas situações envolve a necessidade de gestão emocional, que é desenvolvida desde a infância e aprimorada ao longo da vida. Para a elaboração deste relatório, foram utilizados diferentes instrumentos, incluindo questionários aplicados aos alunos de três turmas do Ensino Básico (2.º, 3.º e 4.º anos), aos seus professores titulares e reflexões escritas durante a Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas ferramentas e os resultados obtidos possibilitaram uma análise abrangente dos comportamentos associados ao ambiente da sala de aula, ao recreio, bem como ao desenvolvimento interpessoal (aluno-aluno) e intrapessoal (aluno) da turma alvo. A implementação de estratégias de Educação Emocional nas escolas pode contribuir para a formação de indivíduos mais conscientes das suas emoções, capazes de resolver conflitos de forma saudável e promover um bom ambiente de convivência. Portanto, é fundamental que os educadores e profissionais da área da Educação considerem a viabilidade de implementar a Educação Emocional como parte integrante do currículo escolar, visando criar espaços de aprendizagem que valorizem não apenas o desenvolvimento académico, mas também o crescimento pessoal e emocional dos alunos. Desta forma, estaremos a preparar as gerações futuras para enfrentar os desafios da vida de forma mais equilibrada e empática.

Description

Keywords

Educação Emocional Estratégia Gestão Conflitos

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue