Repository logo
 
Publication

Concepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores

dc.contributor.authorFerreira, Sílvia
dc.contributor.authorMorais, Ana Maria
dc.contributor.authorNeves, Isabel Pestana
dc.date.accessioned2022-06-02T09:10:39Z
dc.date.available2022-06-02T09:10:39Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractConcepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideoló gicos e pedagógicos dos autores. O estudo analisa em que medida a mensagem socio lógica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein.Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produ zidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideoló gicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.pt_PT
dc.description.abstractScience curricula design: analysis of authors’ ideological and pedagogical principles. The study analyses the extent to which the sociological message transmitted by the Official Pedagogic Discourse of the curriculum for Portuguese middle school contains the ideological and pedagogical principles of its authors. The research is epistemologically and sociologically grounded, placing particular emphasis on Bernstein theory of pedagogic discourse. The ideological principles refer to broad educational aims and the pedagogical principles to characteristics of the pedagogic practice. Data was obtained through a semi structured interview to the authors and documental analysis to publications they had produced. The results suggest that the authors were distinct in the ideological and pedagogical principles they valued and that discontinuities were evident between those principles and the curriculum message. These results are discussed and their consequences in terms of scientific learning are explored.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, S., Morais, A. M., & Neves, I. P. (2010). Concepção de currículos de ciências: Análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autores. Educação & Realidade, 35(1), 283-309.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40854
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_PT
dc.subjectEducação científicapt_PT
dc.subjectCurrículospt_PT
dc.subjectPrincípios ideológicospt_PT
dc.subjectPrincípios pedagógicospt_PT
dc.subjectContexto socialpt_PT
dc.subjectScientific educationpt_PT
dc.subjectCurriculapt_PT
dc.subjectIdeological principlespt_PT
dc.subjectPedagogical principlespt_PT
dc.subjectSocial contextpt_PT
dc.titleConcepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegrept_PT
oaire.citation.endPage309pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage283pt_PT
oaire.citation.titleEducação & Realidadept_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
person.familyNamedos Reis Ferreira
person.givenNameSílvia Cristina
person.identifier.ciencia-idBC13-C269-F3EE
person.identifier.orcid0000-0003-0646-1601
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02ce0777-eeee-4862-8f47-4b5e1c9da599
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery02ce0777-eeee-4862-8f47-4b5e1c9da599

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Concepção de currículos de ciências - pp. 283-309.pdf
Size:
754.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format