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Abstract(s)
Os sistemas de aeronaves não-tripuladas (UAS-Unmanned Aircraft Systems)
são uma realidade nos mais distintos cenários, especialmente nos militares.
Atualmente, qualquer força armada credível possui sistemas de armas deste tipo ou
planeia adquiri-los a curto prazo. Os militares encontram nesta nova valência do
poder aéreo uma forma de ultrapassar alguns desafios colocados, essencialmente,
por problemas de restrições económicas, humanas e técnicas.
O aumento da mobilidade no transporte marítimo e no transporte aéreo, sobre
os oceanos leva a que a zona económica exclusiva possa estar ameaçada,
especialmente, a costa portuguesa, justificando-se assim, a existência dos meios
necessários à sua vigilância de forma eficiente e eficaz. Para isso o país conta com
o apoio Força Aérea Portuguesa, que pretende integrar no seu dispositivo nacional
UAS Classe II (peso máximo à descolagem entre os 150kg e os 600kg) e desta
forma levar a cabo, juntamente com as outras Unidades Aéreas já existentes,
missões de Vigilância Marítima e Busca e Salvamento.
Não obstante da capacidade já existente, torna-se relevante que sejam
estudadas soluções que possam complementar a missão por ela levada a cabo
visando, assim, uma otimização de recursos se possível.
Tendo em conta esta moldura enquadradora, a presente dissertação, através
de um estudo teórico, tem por objetivo geral analisar a potencial operacionalização
de um UAS do tipo Classe II, no contexto das missões da Força Aérea. Para a
elaboração deste estudo investigou-se e recolheu-se informações sobre a missão
VIMAR e SAR. Para a recolha de dados foram elaboradas entrevistas a alguns
militares experientes da organização. Os dados recolhidos possibilitaram a criação e
respetiva análise de uma matriz SWOT, assim como tipificar missões, no âmbito da
Vigilância Marítima e Busca e Salvamento, nas quais a integração do UAS com as
aeronaves tripuladas se revelaria fulcral para o sucesso das operações aéreas.
Provado o potencial, termina-se com a enumeração de diversas tarefas,
sensores, equipamentos e requisitos que poderão servir de referência aos
responsáveis pelo desenho e conceção do UAS.
Description
Keywords
Sistemas aéreos não-tripulados (UAS), Vigilância Marítima, Busca e Salvamento, sensores e equipamentos.