Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
406.07 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
"Introdução: uma boa saúde oral torna-se fundamental para a existência de um estado de boa
saúde sistêmica. Apesar disso, a cárie dentária constitui-se como um dos maiores problemas de
saúde pública dos nossos dias. Nesse sentido, combater a cárie evoca o dever dos profissionais de
saúde em promover o ensino ao doente para que possam capacitar os doentes-saudáveis de hábitos
de higiene oral que previnam o aparecimento desta mesma doença ou a sua recidiva. Objetivos:
utilização de pictogramas e de macro modelos de modo a promover a cooperação e a participação
da criança, reforçando a importância da linguagem não-verbal no setting de consulta em
Odontopediatria. Métodos: foram criados instrumentos originais de Educação para a Saúde (EPS),
maioritariamente baseados em pictogramas, destinados a crianças na faixa etária dos 5 aos 7 anos
de idade. Resultados: a comunicação não-verbal permite a sedimentação de um vínculo relacional
entre o Medico Dentista-criança, possibilitando a continuidade do trabalho clinico e a participação
ativa da criança. Conclusão: a aplicação de pictogramas lúdicos em crianças, na consulta de
Odontopediatria, constitui-se como uma mais-valia no âmbito da Educação para a Saúde Oral,
promovendo uma perspetiva doentocêntrica, bem como o incremento do papel ativo e participativo
do doente no setting terapêutico."
Description
Keywords
Setting terapêutico Educação em odontologia Odontopediatria
Citation
Dias MR, Cruz JA, Martins NL. I am Favolas: A health education instrument in dentistry. Journal of Human Growth and Development. 25(3): 325-330. Doi: http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.106012
Publisher
Universidade de São Paulo