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Authors
Abstract(s)
A telemedicina está em funções há duas décadas em Portugal. No entanto apenas 33% dos hospitais praticam telemedicina. Este estudo procura entender através de um modelo
conceptual se os fatores de reputação e privacidade têm influência no comportamento do utilizador na de adoção deste sistema. Ao modelo de adoção de tecnologia (TAM), foram acrescentados os constructos preocupações com privacidade e reputação corporativa a partir de constructos encontrados e validados na literatura. Esta dissertação concretizou-se num estudo empírico através de um inquérito por questionário, com o intuito de apresentar dados primários que expliquem as intenções dos potenciais utilizadores na adoção desta tecnologia. A amostra final deste estudo é composta por 297 casos. A amostra inquirida possibilitou observar o conhecimento da telemedicina na população Portuguesa. O tratamento dos dados foi realizado através de análise fatorial e componentes principais e de modelos de regressão lineares, de forma a validar as hipóteses sugeridas no modelo de investigação. Os resultados desta investigação confirmam os dados encontrados na literatura. A telemedicina é ainda pouco conhecida e utilizada em Portugal. Observou-se uma influência negativa das preocupações com privacidade na intenção de utilizar estes sistemas. Mas também que a reputação corporativa tem uma influencia negativa nas preocupações com privacidade.
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Keywords
Telemedicina Atitudes e Comportamento Privacidade