Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influĂȘncia dos media na imagem externa das Forças Armadas

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A comunicação Ă© o principal processo atravĂ©s do qual as organizaçÔes se dĂŁo a conhecer ao pĂșblico em geral e, em particular Ă queles a quem pretendem vender os seus produtos ou serviços. Para o conseguirem, essas organizaçÔes definem uma polĂ­tica de comunicação, utilizando diversos meios para que a sua imagem chegue ao consumidor ou cliente, constituindose os media como um dos principais intermediĂĄrios neste processo. TambĂ©m no caso das Forças Armadas, a transmissĂŁo de uma imagem positiva junto da opiniĂŁo pĂșblica e para uma sociedade que se pretende informada e consciente, Ă© fundamental para que o cidadĂŁo compreenda como sĂŁo gastos os recursos da Nação e da importĂąncia estratĂ©gica de uma força militar bem preparada e equipada. Nesse sentido, o presente trabalho pretende propor algumas medidas que contribuam para a criação e passagem de uma imagem positiva das Forças Armadas nacionais para a opiniĂŁo pĂșblica. Para a investigação foi utilizado o mĂ©todo hipotĂ©tico-dedutivo que gerou hipĂłteses, conceitos e indicadores (respostas) para os quais se procuraram correspondentes no real, permitindo a resposta Ă  seguinte questĂŁo central formulada: De que forma poderĂŁo as Forças Armadas utilizar os media na difusĂŁo da imagem institucional? Para alĂ©m do necessĂĄrio enquadramento conceptual, tenta-se avaliar a percepção da opiniĂŁo pĂșblica acerca das Forças Armadas. ConcluĂ­mos, que de uma forma geral, a actual imagem junto da opiniĂŁo pĂșblica Ă© positiva, baseada sobretudo na actividade das Forças Nacionais Destacadas, que em muito tĂȘm contribuĂ­do para a polĂ­tica externa do Estado portuguĂȘs. Este trabalho apresenta o actual estado da arte relativo Ă  comunicação na estrutura de Defesa Nacional e em particular nas Forças Armadas, no qual concluĂ­mos nĂŁo existirem, nesta ĂĄrea, as necessĂĄrias polĂ­ticas de comunicação ou estruturas enquadrantes, embora os Ramos tenham um trabalho digno de destaque, sobretudo na ĂĄrea das relaçÔes pĂșblicas. O trabalho Ă© ainda complementado e ampliado atravĂ©s da anĂĄlise e interpretação de um conjunto de entrevistas e questionĂĄrios realizados a diversas entidades da Defesa, assim como a jornalistas de vĂĄrios OCS. O estudo termina com a apresentação de um conjunto de propostas que passam pela necessidade de definir uma polĂ­tica e estratĂ©gia de comunicação, baseadas sobretudo em trĂȘs vectores: publicidade atravĂ©s dos canais pĂșblicos de rĂĄdio e televisĂŁo, marketing directo atravĂ©s da internet (tendo como principal pĂșblico-alvo os jovens), e finalmente, o melhoramento das relaçÔes pĂșblicas, consideradas como a base para a comunicação institucional. DeverĂĄ ainda ser prevista a formação conjunta de militares na ĂĄrea da comunicação para operacionalizar as polĂ­ticas e estratĂ©gias de comunicação superiormente aprovadas. Abstract: Communication is the main process whereby organizations are to be known by the general public, and particularly by those to sell their products or services. To do that, these organizations define a communication policy, using several ways for their image to reach the customer or client, being the media one of the main intermediaries in the process. Also in the case of the Armed Forces, the transmission of a positive image inside the public opinion and to a society that wants to be informed and conscientious, its fundamental for the citizen to understand how the nation resources are spend and of the importance of a well prepared and equipped military forces. This work wants to propose measures for creating and passing a positive image of the Armed Forces to the public opinion. For the investigation we have used the hypotheticdeductive method that generated hypothesis, concepts and indicators (answers) for which we have search correspondents on the real basis, allowing the answer to the main question formulated: In which way can the Armed Forces use the media in the diffusion of the positive image to the public opinion? Besides the necessary conceptual framing, we try to evaluate the public opinion perception about the Armed Forces. We have concluded that in general, the contemporary image of the Armed Forces inside with the public opinion is positive, based mainly in the activity of the deployed forces, which have been contributing vey much to the external policy of the Portuguese state. In this study it is performed a state of the art related to the communication in Defence and Armed Forces structures, in which we have conclude that in this area there are not the necessary framing policy and structure, besides the very respectable work made by the Navy, Army and Air Force, mainly in the public affairs area. This study is also supplemented through the analysis and interpretation of an interviews and questionnaires set made to several defence entities and media professionals. The study ends with a set of proposals that go by the need to define a communication policy and strategy based in three vectors: publicity trough the public radio and television, direct marketing through the internet (mainly to the young people), and finally, the improvement of the public affairs, considered as the basis for the institutional communication. There also be provided a joint training for the military in the communication area to operationalize the communication policies and strategies highly approved.

Description

Keywords

Comunicação Imagem Forças Armadas Jornalistas Marketing Media OpiniĂŁo PĂșblica ÓrgĂŁos de Comunicação Social Publicidade RelaçÔes PĂșblicas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue