Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
542.39 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação é o principal processo através do qual as organizaçÔes se dão a conhecer
ao pĂșblico em geral e, em particular Ă queles a quem pretendem vender os seus produtos ou
serviços. Para o conseguirem, essas organizaçÔes definem uma polĂtica de comunicação,
utilizando diversos meios para que a sua imagem chegue ao consumidor ou cliente, constituindose
os media como um dos principais intermediårios neste processo. Também no caso das Forças
Armadas, a transmissĂŁo de uma imagem positiva junto da opiniĂŁo pĂșblica e para uma sociedade
que se pretende informada e consciente, Ă© fundamental para que o cidadĂŁo compreenda como sĂŁo
gastos os recursos da Nação e da importùncia estratégica de uma força militar bem preparada e
equipada. Nesse sentido, o presente trabalho pretende propor algumas medidas que contribuam
para a criação e passagem de uma imagem positiva das Forças Armadas nacionais para a opinião
pĂșblica. Para a investigação foi utilizado o mĂ©todo hipotĂ©tico-dedutivo que gerou hipĂłteses,
conceitos e indicadores (respostas) para os quais se procuraram correspondentes no real,
permitindo a resposta à seguinte questão central formulada: De que forma poderão as Forças
Armadas utilizar os media na difusĂŁo da imagem institucional?
Para além do necessårio enquadramento conceptual, tenta-se avaliar a percepção da
opiniĂŁo pĂșblica acerca das Forças Armadas. ConcluĂmos, que de uma forma geral, a actual
imagem junto da opiniĂŁo pĂșblica Ă© positiva, baseada sobretudo na actividade das Forças
Nacionais Destacadas, que em muito tĂȘm contribuĂdo para a polĂtica externa do Estado
portuguĂȘs. Este trabalho apresenta o actual estado da arte relativo Ă comunicação na estrutura de
Defesa Nacional e em particular nas Forças Armadas, no qual concluĂmos nĂŁo existirem, nesta
ĂĄrea, as necessĂĄrias polĂticas de comunicação ou estruturas enquadrantes, embora os Ramos
tenham um trabalho digno de destaque, sobretudo na ĂĄrea das relaçÔes pĂșblicas. O trabalho Ă©
ainda complementado e ampliado através da anålise e interpretação de um conjunto de
entrevistas e questionĂĄrios realizados a diversas entidades da Defesa, assim como a jornalistas de
vårios OCS. O estudo termina com a apresentação de um conjunto de propostas que passam pela
necessidade de definir uma polĂtica e estratĂ©gia de comunicação, baseadas sobretudo em trĂȘs
vectores: publicidade atravĂ©s dos canais pĂșblicos de rĂĄdio e televisĂŁo, marketing directo atravĂ©s
da internet (tendo como principal pĂșblico-alvo os jovens), e finalmente, o melhoramento das
relaçÔes pĂșblicas, consideradas como a base para a comunicação institucional. DeverĂĄ ainda ser
prevista a formação conjunta de militares na årea da comunicação para operacionalizar as
polĂticas e estratĂ©gias de comunicação superiormente aprovadas. Abstract: Communication is the main process whereby organizations are to be known by the
general public, and particularly by those to sell their products or services. To do that, these
organizations define a communication policy, using several ways for their image to reach the
customer or client, being the media one of the main intermediaries in the process. Also in the
case of the Armed Forces, the transmission of a positive image inside the public opinion and to a
society that wants to be informed and conscientious, its fundamental for the citizen to understand
how the nation resources are spend and of the importance of a well prepared and equipped
military forces. This work wants to propose measures for creating and passing a positive image
of the Armed Forces to the public opinion. For the investigation we have used the hypotheticdeductive
method that generated hypothesis, concepts and indicators (answers) for which we
have search correspondents on the real basis, allowing the answer to the main question
formulated: In which way can the Armed Forces use the media in the diffusion of the positive
image to the public opinion?
Besides the necessary conceptual framing, we try to evaluate the public opinion
perception about the Armed Forces. We have concluded that in general, the contemporary image
of the Armed Forces inside with the public opinion is positive, based mainly in the activity of the
deployed forces, which have been contributing vey much to the external policy of the Portuguese
state. In this study it is performed a state of the art related to the communication in Defence and
Armed Forces structures, in which we have conclude that in this area there are not the necessary
framing policy and structure, besides the very respectable work made by the Navy, Army and
Air Force, mainly in the public affairs area. This study is also supplemented through the analysis
and interpretation of an interviews and questionnaires set made to several defence entities and
media professionals. The study ends with a set of proposals that go by the need to define a
communication policy and strategy based in three vectors: publicity trough the public radio and
television, direct marketing through the internet (mainly to the young people), and finally, the
improvement of the public affairs, considered as the basis for the institutional communication.
There also be provided a joint training for the military in the communication area to
operationalize the communication policies and strategies highly approved.
Description
Keywords
Comunicação Imagem Forças Armadas Jornalistas Marketing Media OpiniĂŁo PĂșblica ĂrgĂŁos de Comunicação Social Publicidade RelaçÔes PĂșblicas