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Abstract(s)
A violência é um comportamento anti-social, cujas repercussões têm aumentado, sobretudo nas comunidades mais jovens e entre pares, manifestando-se através de comportamentos desajustados, com a pretensão de ma-goar, maltratar, humilhar ou causar dano a alguém física ou psicologicamente (Berkowitz, 1993, citado por Ramírez, 2001).
Este trabalho de investigação vai ser desenvolvido na Escola EB/ 2.3 do Agrupamento de Escolas de Marco de Canaveses, e pretende fazer, através do Gabinete de Mediação e Apoio ao Aluno, (GMAA) uma avaliação sobre a violência em contexto educativo, mais concretamente sobre o Bullying e a importância que a Animação Socioeducativa desempenha na mediação de conflitos e apoio ao aluno, dentro do espaço educativo.
Foi proposto fazer um questionário aos alunos da escola, no sentido de avaliar os comportamentos de indisciplina dentro do espaço educativo, fora das salas de aulas. Programou-se um conjunto de actividades a desenvolver com os alunos referenciados pelos professores, através do acompanhamento pedagógico desenvolvido pelos Técnicos Superiores, Psicólogo e Animadora Socio-educativa, responsáveis pela mediação de conflitos. Foram também encaminhados os alunos do Curso de Educação e Formação (CEF), os alunos dos tempos livres, e Assistentes Operacionais (AO).
Pensando ser esta a melhor forma de colaborar com a comunidade educativa, na prevenção e combate da violência nos recreios, nos corredores, nas casas de banho etc., desmitificar os actos que dão origem ao problema da convivialidade entre os alunos, dentro da escola, para se estabeleça uma escola mais harmoniosa.
Description
Keywords
Comportamento dos Alunos Agressividade Violência Escolar Problemas de Comportamento Animação Sociocultural
