Repository logo
 
Publication

Intervenção precoce: estudo exploratório sobre a prática de uma equipa disciplinar

dc.contributor.authorCosta, Vera Lúcia Sousa
dc.date.accessioned2012-07-25T09:47:12Z
dc.date.available2012-07-25T09:47:12Z
dc.date.issued2012-07
dc.description.abstractCada vez mais o processo de ensino-aprendizagem se revela orientado para a igualdade de oportunidades sejam elas, educativas ou sociais. Partindo deste pressuposto, podemos referir que o jardim-de-infância/escola não deve ter como objectivo exclusivo a transmissão de conteúdos, mas de igual modo, desenvolver competências de forma a preparar as crianças, para a sua vida em sociedade, ensinando-as a conviver, interagir e cooperar. O nosso estudo pretende incidir principalmente sobre a prática da uma equipa disciplinar de Intervenção Precoce (IP). A IP é uma área que ao longo de cinquenta anos progrediu positivamente, contudo é uma área recente dentro da Educação Especial, tendo sido alvo de investigação e investimento, nos últimos vinte anos. Deste modo, no nosso estudo participaram três Educadoras de Infância, que faziam parte da equipa de IP no Agrupamento D. António Ferreira Gomes, respondendo a um inquérito por entrevista. Através dos dados recolhidos no inquérito por entrevista, foi possível aferir as práticas usadas pelos profissionais, o tipo de apoio prestado, assim como, as actividades e estratégias que os Educadores de Infância exploram com as crianças e as famílias. Seguindo este ponto de vista, e através de várias pesquisas, verificamos que com a evolução da perspectiva da IP centrada na família e na criança, houve um alargamento da equipa multidisciplinar que realiza a avaliação e a intervenção. Tendo os profissionais uma boa formação e preparação, sendo este trabalho realizado essencialmente em equipa, cuja meta é comum, e um envolvimento dos pais em todo o processo educativo dos seus filhos, parecem-nos pois, factores essenciais para um bom trabalho, com resultados visíveis e duradouros. Assim, se existir um intercâmbio IP/pais/Jardim-de-Infância, a criança poderá efectuar todo o seu potencial, beneficiando de um meio envolvente adequado e equilibrado, que lhe proporcione a interacção e o desenvolvimento de todas as potencialidades e capacidades, de forma saudável e harmoniosa.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2437
dc.language.isoporpor
dc.subjectIntervenção precocepor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectCriançapor
dc.titleIntervenção precoce: estudo exploratório sobre a prática de uma equipa disciplinarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TeseVeraCosta.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: