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Efeito de um programa de treino de flexibilidade através do método de facilitação neuromuscular propriocetiva (FNP) na flexibilidade e na velocidade máxima em 10 m e 20 m em alunos do 6.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Deborah | |
dc.contributor.author | Dores, Luís | |
dc.date.accessioned | 2025-02-01T11:32:41Z | |
dc.date.available | 2025-02-01T11:32:41Z | |
dc.date.issued | 2025-01-17 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada referente ao 2.º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e transdisciplinares de Almada, no Instituto Piaget. O objetivo da realização deste trabalho é apresentar todo o processo do estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro, evidenciando as competências desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2023/2024 enquanto lecionei as turmas do 6.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. Este relatório encontra-se dividido em quatro áreas que procuram abranger todos os pontos importantes para o enquadramento do estágio realizado, sendo elas: Área I - Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na Área I, é feita a caraterização do agrupamento de escolas onde realizei o estágio, evidenciando algumas informações, como os recursos espaciais das escolas, o calendário escolar, o roulement de instalações, bem como uma breve caraterização das turmas acompanhadas. Na Área II, é feita referência a como foi feito o planeamento e que estratégias foram utilizadas, tal como as opções de ensino a praticar e como decorreu o processo de avaliação das turmas. Na área III, é abordada a relação com a comunidade educativa, como o papel da direção de turma e do desporto escolar e algumas das atividades participadas. Por fim, a área IV apresenta toda a investigação realizada no decorrer do estágio, evidenciando os principais resultados encontrados, bem como todos os procedimentos e métodos utilizados. A investigação teve como objetivo perceber a influência de um treino de flexibilidade através do método de Facilitação Neuromuscular Propriocetiva (FNP) na velocidade máxima em 10 e 20 metros e nos níveis de flexibilidade dos participantes, avaliando se existia uma relação entre as variáveis nos momentos pré e pós aplicação do programa de treino. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203852370 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54134 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Relatório final | pt_PT |
dc.subject | Estágio | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Flexibilidade | pt_PT |
dc.subject | Velocidade de sprint | pt_PT |
dc.subject | FNP | pt_PT |
dc.title | Efeito de um programa de treino de flexibilidade através do método de facilitação neuromuscular propriocetiva (FNP) na flexibilidade e na velocidade máxima em 10 m e 20 m em alunos do 6.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |