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Intervenções de Enfermagem à Pessoa com AVC Isquémico submetida a Terapêutica Fibrinolítica

datacite.subject.fosEnfermagempt_PT
dc.contributor.advisorPedro, Adriano de Jesus Miguel Dias
dc.contributor.authorBorges, Susana Cristina da Glória Pacheco Rodrigues
dc.date.accessioned2024-12-19T00:47:41Z
dc.date.available2024-12-19T00:47:41Z
dc.date.issued2024-07-08
dc.date.submitted2024-06-19
dc.description.abstractO presente documento, sob a forma de Relatório de Estágio, representa um elemento fulcral do percurso no âmbito do 7º Curso de Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialização de Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde pertencente ao Instituto Politécnico de Portalegre. Este documento procura dar resposta ao que emergiu dos estágios, com particular ênfase no processo de desenvolvimento e aquisição de competências, comuns e especificas, do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pessoa em Situação Crítica bem como de Mestre em Enfermagem, sendo o principal objetivo a elaboração de uma análise críticoreflexiva das mesmas. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi uma análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas durante a Unidade Curricular intitulada de Estágio Final através do método descritivo, sustentado no modelo teórico para a Mudança da Prática Baseada em Evidências de June H. Larrabee e na Metodologia de Trabalho de Projeto com as etapas de diagnóstico de situação, planeamento, execução, avaliação de resultados, na forma de uma Scooping Review. A metodologia utilizada tem como objetivo fundamental a prática baseada em evidência e consequentemente a melhoria contínua da qualidade e da segurança do doente. O estágio foi desenvolvido em dois contextos clínicos distintos, centrados na assistência à Pessoa em Situação Crítica: uma Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e um Serviço de Urgência Polivalente. Neste contexto, fui incentivada a desenvolver um projeto de intervenção profissional numa área do conhecimento em específico e que fosse do meu interesse. Desta forma, foi delineado e consolidado um projeto de intervenção profissional com a temática: “Intervenções de Enfermagem à Pessoa com AVC Isquémico submetidas a terapêutica fibrinolítica. O desenvolvimento de competências é um processo revestido de grande dinamismo e marcado pela continuidade, no qual importa reunir as oportunidades de aprendizagem que, neste caso, os estágios me proporcionam, e é essencial para a prestação de uma prática clínica eficaz, de excelência, segura e de qualidade, de forma a garantir o melhor atendimento possível à pessoa, de acordo com aquelas que são as suas necessidades. Assim sendo, este relatório permitiu a realização de um exercício crítico-reflexivo sobre os contributos dos fatos vivenciados, para efeitos do desenvolvimento e aquisição de competências.pt_PT
dc.description.abstractThis document, in the form of an Internship Report, represents a key element in the course of the 7th Master's Degree in Nursing in Association, in the specialization area of Medical-Surgical Nursing: The Critically Person, at the Escola Superior de Saúde belonging to the Instituto Politécnicode Portalegre. This document seeks to respond to what emerged from the internships, with particular emphasis on the process of development and acquisition of competences, both common and specific, of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing: Person in a Critical Situation, as well as the Master in Nursing, with the main objective being the elaboration of a critical-reflective analysis of them. The methodology used to carry out this report was a critical-reflective analysis of the activities carried out during the Curricular Unit entitled Final Internship through the descriptive method, based on the theoretical model for Changing Evidence-Based Practice by June H. Larrabee and the Project Work Methodology with the stages of situation diagnosis, planning,execution, evaluation of results, in the form of a Scooping Review. The fundamental objective of the methodology used is evidence-based practice and, consequently, the continuous improvement of quality and patient safety. The internship was carried out in two different clinical contexts focused on the care of critically ill patients: a multipurpose intensive care unit and a multipurpose emergency department. In this context, I was encouraged to develop a professional intervention project in a specific area of knowledge that was of interest to me. In this way, a professional intervention project was outlined and consolidated with the theme: “Nursing Interventions for People with Ischemic Stroke undergoing fibrinolytic therapy. The development of skills is a highly dynamic process marked by continuity, in which it is important to bring together the learning opportunities that, in this case, internships provide me with, and it is essential for providing effective, excellent, safe and quality clinical practice, in orderto guarantee the best possible care for the person, in accordance with their needs. As such, this report has made it possible to carry out a critical-reflective exercise on the contributions of the events experienced, for the purposes of developing and acquiring skills.pt_PT
dc.identifier.tid203747739pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53267
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnfermagem Médico-Cirúrgicapt_PT
dc.subjectCuidado à Pessoa em Situação Críticapt_PT
dc.subjectCompetências clínicaspt_PT
dc.subjectAVC Isquémicopt_PT
dc.subjectFibrinólisept_PT
dc.subjectMedical-Surgical Nursingpt_PT
dc.subjectCare of the Critically Personpt_PT
dc.subjectClinical Skillspt_PT
dc.subjectIschemic Strokept_PT
dc.subjectFibrinolysispt_PT
dc.titleIntervenções de Enfermagem à Pessoa com AVC Isquémico submetida a Terapêutica Fibrinolíticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

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