Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.63 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Um sistema PIM gere toda a informação que possibilita a comercialização dos produtos
através de diferentes canais. A sua importância durante o ciclo de vida de um produto
aumentou devido à sofisticação técnica dos produtos, a gerir internamente e a publicar
externamente. Sistemas, tais como o ERP e o CCMS, deverão integrar-se com um sistema
PIM, o qual deve funcionar como a “espinha dorsal” da informação de produto.
O presente projeto tem como objetivo principal a criação de uma solução para gerir a
informação de produto para sistemas modulares complexos. A proposta de solução inclui
a criação de uma ontologia para parte dos inúmeros sistemas disponíveis no catálogo de
produtos de uma das maiores organizações multinacionais do setor de engenharia e
tecnologia a nível mundial. O processo de criação da solução proposta baseou-se na
metodologia de investigação pesquisa-ação e foi dividido em cinco fases. Na fase de
diagnóstico descreveu-se e analisou-se a atual situação dos sistemas ERP e CCMS que
gerem o catálogo online dos sistemas de produtos comercializados. Levantaram-se ainda
as taxonomias de produto atuais e elaborou-se a proposta. Na fase de planeamento da
ação descreveram-se a equipa de trabalho, a abordagem inspirada na metodologia Agile
usada para desenvolver a solução, as reuniões de planeamento, os parceiros de trabalho,
as ferramentas a usar e a sua justificação. Na fase de tomada de ação foi descrito o
processo de criação da solução ontológica e o resultado final, incluindo a construção das
novas taxonomias e a sua validação pelos especialistas. Propuseram-se exemplos e
representações gráficas usando a ferramenta Protégé. Na fase de avaliação, a solução
ontológica foi testada, tendo-se validado que os requisitos necessários foram satisfeitos
pela estrutura. Na fase de especificação de aprendizagem propuseram-se os próximos
passos para a implementação e gestão futura do modelo ontológico.
Com esta solução, a organização poderá gerir mais eficientemente a informação de
produto e a estrutura de dados. Ela possui versatilidade para gerir produtos individuais ou
sistemas modulares complexos e melhorar a sua comunicação com o cliente. Além disso,
a ontologia tem ainda um enorme potencial se combinada com técnicas de IA. Algumas
limitações do projeto e propostas de trabalhos futuros foram ainda apresentadas.
Description
Keywords
Product Information Management Data architecture E-commerce Ontology Action research