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Abstract(s)
O turismo Ă©, atualmente, um dos setores que mais contribui para o desenvolvimento socioeconĂłmico mundial. As agĂȘncias de viagens sĂŁo um contributo fundamental para este contĂnuo crescimento, uma vez que atuam como intermediĂĄrios na venda de produtos/serviços relacionados com viagens, por exemplo os pacotes turĂsticos. Com este, assistimos nos dias de hoje a uma desintermediação do consumidor e a uma oferta cada vez maior deste tipo de serviços online. Desta forma, as agĂȘncias de viagens em contexto offline devem adotar estratĂ©gias de marketing para atrair consumidores e para criar relaçÔes a longo prazo com os mesmos, o que contribui para a sua lealdade. A lealdade e a satisfação Ă© essencial, pois irĂĄ desencadear uma atitude de recompra e comunicação boca-a-boca sobre a agĂȘncia de viagens, favorecendo-a entre a concorrĂȘncia.
VĂĄrios autores tĂȘm mostrado interesse por este tema, contudo mais a nĂvel da oferta de agĂȘncias de viagens online. Assim, esta dissertação pretende preencher essa lacuna existente na literatura, pelo facto de nĂŁo ser possĂvel encontrar muitos estudos que abordem esta temĂĄtica, sobretudo em Portugal. Desta forma, este estudo pretende aferir e demonstrar quais sĂŁo os determinantes que contribuem para a lealdade de um consumidor a uma agĂȘncia de viagens fĂsica. Para tal, segue-se uma revisĂŁo da literatura sobre os principais elementos ligados a este tema. Posteriormente Ă© demonstrado o modelo de investigação que foi elaborado com base nesta mesma revisĂŁo, com base em sete construtos (Lealdade, Satisfação, Confiança, Qualidade do Serviço, Valor Percebido, Imagem da marca e Reputação da marca) para uma seguinte validação empĂrica. AtravĂ©s desta anĂĄlise foi possĂvel perceber quais dos determinantes acima mencionados influenciam positivamente e significativamente a lealdade do consumidor. Daqui foram retiradas conclusĂ”es pertinentes que contribuem para o contexto empresarial e para a literatura, dado que sĂŁo uma mais-valia para a elaboração de estratĂ©gias de marketing ou linhas orientadoras para o sucesso de agĂȘncias de viagens em contexto offline.
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Keywords
Lealdade AgĂȘncias de Viagens Contexto Offline Pacotes TurĂsticos