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Abstract(s)
A Escola contemporânea está cada vez mais, confrontada com desafios relacionados com a inclusão e o ensino de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo.
O presente relatório teve por objetivo investigar e perceber como pode uma Unidade de Ensino Estruturado, numa escola do 1.º ciclo, ser facilitadora para a inclusão dos alunos que a frequentam.
Este relatório é constituído por uma componente teórica e por uma componente prática, orientado numa perspetiva ecológica e desenvolvido com base na metodologia de investigação-ação.
Na componente teórica o objetivo era conhecer e caracterizar os conceitos, na componente prática foram aplicadas técnicas de análise e recolha de dados, através da pesquisa documental e pela observação naturalista, as duas com base na literatura de referência.
Deste modo, permitiu-nos conhecer melhor o funcionamento da Unidade e a população-alvo que a frequenta. Assim, identificámos as suas potencialidades e dificuldades o que nos permitiu elaborar a intervenção, para posteriormente podermos fazer a referida avaliação das aprendizagens, nos diferentes contextos.
No final conseguimos confirmar através da análise dos produtos de aprendizagem que a Unidade através das suas intervenções e estratégias utilizadas foi facilitadora para a inclusão dos alunos na Escola, capaz de proporcionar o direito de aprenderem juntas, isto é, garantir a Educação para Todos.
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Keywords
Integração escolar Autismo Comunicação alternativa