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Preparação e acompanhamento da criança e jovem a vivenciar as transições associadas a um transplante renal :
| dc.contributor.advisor | Marçal, Maria Teresa | |
| dc.contributor.author | Ribeiro, Carla Patrícia de Sá Pessoa Tavares Galvão | |
| dc.date.accessioned | 2017-10-26T10:20:55Z | |
| dc.date.available | 2017-10-26T10:20:55Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | A vivência de um transplante renal pediátrico conduz à passagem de uma fase da vida da criança e sua família para outra, implicando grandes mudanças e ajustamentos. Se o transplante é o fim de uma árdua espera, é também o começo de uma nova incerteza e aqui se inscreve a importância no entendimento não só da doença e tratamento, mas no apoio à construção de uma nova realidade transicional de sucesso para a criança e família. Neste sentido, o percurso de aprendizagem para Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica incidiu no estudo e análise dos processos de transição vivenciados na situação de doença crónica, pela criança e família, tais como no caso do nascimento de um filho prematuro com doença, internado numa Unidade Cuidados Intensivos Neonatal; na experiência de ter um filho com paralisia cerebral; no caso de um internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos; na experiência da preparação para uma cirurgia programada e hospitalização e por fim na vivência transicional associada a um transplante renal. A metodologia utilizada é a descritiva, reflexiva e de análise dos processos transicionais. Assim pretendeu-se identificar as necessidades específicas da criança com doença crónica e família, atendendo que cada situação familiar é singular e responde à doença de forma única. Procurou-se dar visibilidade às aprendizagens e encontrar Terapêuticas de Enfermagem promotoras de transições saudáveis para a construção de uma proposta de Programa na Preparação e Acompanhamento da Criança/Jovem e Família a vivenciar as Transições associadas a um Transplante Renal. A proposta de programa considerou contributos importantes identificados no percurso formativo, mas também modelos de intervenção como a Parceria de Cuidados, Cuidados Centrados na Família, Cuidados Não Traumáticos e Enfermeiro de Referência, tendo como valores norteadores o reconhecimento da criança como ser vulnerável, a valorização dos pais como os primeiros prestadores de cuidados e maximização do potencial de crescimento e desenvolvimento, contribuindo para a construção de um processo transicional saudável. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201829789 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/19131 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
| dc.subject | Criança | pt_PT |
| dc.subject | Família | pt_PT |
| dc.subject | Doenca crónica | pt_PT |
| dc.subject | Transições | pt_PT |
| dc.subject | Transplante renal | pt_PT |
| dc.subject | Cuidados de enfermagem| | pt_PT |
| dc.title | Preparação e acompanhamento da criança e jovem a vivenciar as transições associadas a um transplante renal : | pt_PT |
| dc.title.alternative | um programa de intervenção de enfermagem | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |
