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Influência de um ano académico atípico nos níveis de atividade física de alunos de Fisioterapia do 1º ano

dc.contributor.authorTeles, Clara
dc.contributor.authorRamalho, Ana
dc.contributor.authorMarçal, Telmo
dc.contributor.authorBernardino, João
dc.contributor.authorGameiro, Joana
dc.contributor.authorAlves Lopes, António
dc.contributor.authorRibeiro da Silva, Cláudia
dc.date.accessioned2022-07-21T16:06:56Z
dc.date.available2022-07-21T16:06:56Z
dc.date.issued2022-07-14
dc.description.abstractIntrodução: Portugal é um dos países da União Europeia com menor taxa de Atividade Física (AF), com apenas 40% da população ativa. Durante o período universitário, ocorre uma coincidência de aumento da autonomia e tomada de decisão dos alunos e mudanças de hábitos de vida, geralmente associadas à diminuição da prática de AF. Em termos percentuais, 30% dos estudantes universitários são considerados fisicamente inativos. São poucos os estudos sobre os níveis de AF em alunos do ensino superior, nomeadamente no curso de Fisioterapia, e menos ainda que relacionem esta temática com as medidas de contenção impostas, devido à pandemia do COVID-19. Objetivo: Descrição e comparação dos níveis de AF dos alunos matriculados no 1.º ano do Curso de Fisioterapia, no ano letivo 2019/2020. Entender se há diferenças na prática de AF, em diferentes épocas do ano letivo, uma delas é o período de lockdown. Métodos: os dados foram recolhidos por meio do “Questionário Internacional de Atividade Física” (IPAQ). Foi dividido em 3 momentos (período letivo sem avaliações, período de exames e lockdown), sendo um estudo longitudinal. Resultados: Os estudantes de fisioterapia parecem ser ativos quanto ao parâmetro de frequência de AF. Com o lockdown, houve aumento do nível de AF em 20% dos alunos em relação ao período letivo sem avaliações, com 14,3% sendo elevado para nível alto de AF. Destaca-se a grande percentagem de alunos (42,9%) que mantêm nível alto de AF. Houve diferença significativa do 1º para o 2º momento, no nível do IPAQ, com diminuição da AF (p = 0,03) no período de exames. Discussão: No período de exames, embora a carga horária seja menor, parece ter havido uma diminuição dos níveis de AF. No lockdown presume-se que os aspetos foram retirados, o que em uma situação normal comprometeria a prática da AF, levando a melhores resultados em algumas das variáveis. O lockdown não parece ter tido um impacto negativo na AF. Conclusão: O objetivo deste estudo foi alcançado, estabelecendo um ponto de partida para a avaliação dos níveis de AF, em estudantes universitários, no período do COVID-19. Como a amostra é composta por futuros profissionais de saúde, é importante que eles sejam os primeiros a adotar um estilo de vida ativo, promovendo-o assim.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i1.174pt_PT
dc.identifier.issn2184-836X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41407
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectIPAQpt_PT
dc.subjectEstilo de vidapt_PT
dc.subjectAtividade físicapt_PT
dc.subjectEstidantespt_PT
dc.titleInfluência de um ano académico atípico nos níveis de atividade física de alunos de Fisioterapia do 1º anopt_PT
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oaire.citation.titleRevista Científica Internacional RevSALUSpt_PT
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person.identifier.orcid0000-0001-9822-574X
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