Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Educação Pré-escolar é uma etapa decisiva na vida das crianças. É nesta fase que se promovem estratégias de aprendizagem para que a criança consiga estruturar o seu pensamento e organizar as suas ideias, nunca esquecendo que ela é um sujeito ativo no seu próprio sistema de desenvolvimento e aprendizagem. As condições propícias à aquisição da linguagem, da leitura e da escrita criam-se através da interação social. Assim, este trabalho de investigação pretende demonstrar o papel crucial dos contos infantis no desenvolvimento da comunicação oral.
Para esta análise, foram desenvolvidas e promovidas atividades, respeitando as diretrizes propostas em Portugal para a Educação Pré – Escolar.
O presente relatório encontra-se organizado em seis capítulos.
No primeiro capítulo, surge a caraterização geral do estudo realizado, sendo apresentada a questão de partida, as hipóteses e os objetivos que sustentaram a investigação.
A importância dos hábitos de leitura no desenvolvimento da oralidade
10
No segundo capítulo, Enquadramento Teórico, partindo-se do pressuposto de que para formar bons leitores são necessários bons educadores, aprofunda-se o conhecimento sobre o contexto formativo dos educadores de infância. Para formar bons leitores são necessários bons educadores e torna-se evidente aprofundar o conhecimento sobre o contexto formativo dos educadores de infância. Convém igualmente conhecer quais os modelos curriculares disponíveis na ciência educativa para abordar a leitura e a escrita de forma a estruturar ideias e conceitos para a criação das melhores estratégias de ensino: o modelo High Scope, Movimento de Escola Moderna, Reggio Emilia e Pedagogia de Projeto.
Seguidamente, há uma reflexão em torno da literatura infantil e da sua aplicação nos jardins-de-infância, onde se propõe formas de potenciar esta literatura para melhorar as capacidades cognitivas das crianças.
De seguida, aborda-se a Oralidade e são estabelecidas comparações com a linguagem escrita, relacionando-se a leitura partilhada de histórias com o desenvolvimento da compreensão da linguagem oral.
Concluindo o Enquadramento Teórico, refere-se a Literacia Familiar, os seus modelos e o seu impacto no processo de aprendizagem, com um especial enfoque na importância do afeto entre o educador e a criança nos momentos de leitura, como potenciador do sucesso no ensino.
Na terceira parte é delineada a metodologia da investigação deste trabalho, onde se identificam o Design da investigação e as técnicas utilizadas para a recolha de dados.
No quarto capítulo é apresentada a instituição, a sua metodologia e os participantes, tendo em consideração os cuidados éticos.
O quinto capítulo diz respeito à prática da investigação, onde são descritos os procedimentos e os dados recolhidos.
O sexto capítulo apresenta a reflexão sobre a prática referida no capítulo anterior.
Description
Keywords
A importância da leitura Desenvolvimento da oralidade