Publication
Avaliação do desempenho em análise discriminante discreta
dc.contributor.author | Marques, Anabela | |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Sousa | |
dc.contributor.author | Cardoso, Margarida | |
dc.date.accessioned | 2015-01-02T11:54:32Z | |
dc.date.available | 2015-01-02T11:54:32Z | |
dc.date.issued | 2012-03 | |
dc.description | Resumo da comunicação em poster apresentada em XIX Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD2012), Tomar, de 28 a 31 Março de 2012 | por |
dc.description.abstract | A Análise Discriminante Discreta (ADD) está frequentemente associada a estudos nas áreas das ciências sociais e da saúde. Nestes domínios é comum dispor de classes a priori mal separadas e/ou amostras de pequenas dimensões. Neste contexto, muitos dos métodos de ADD revelam um fraco desempenho, impondo-se o desenvolvimento de outros métodos de classificação, nomeadamente por recurso à combinação de modelos. Neste trabalho iremos avaliar o desempenho de um método de ADD, usando uma abordagem de combinação de modelos, recorrendo à taxa de observações corretamente classificadas e a uma medida de associação entre as classes a priori e as classes previstas segundo a análise efetuada. Estas medidas serão determinadas em amostra de teste e/ou mediante validação cruzada. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/7399 | |
dc.language.iso | por | en |
dc.subject | Análise discriminante discreta | por |
dc.subject | Combinação de modelos | por |
dc.subject | Modelo de Emparelhamento Hierárquico | por |
dc.subject | Modelo Gráfico Decomponível | por |
dc.subject | Modelo de Independência Condicional | por |
dc.title | Avaliação do desempenho em análise discriminante discreta | por |
dc.type | conference object | |
dc.type | preprint | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Tomar | por |
oaire.citation.title | XIX Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD2012) | por |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | conferenceObject | en |
rcaap.type | preprint | en |