Browsing by Issue Date, starting with "2012-03"
Now showing 1 - 10 of 69
Results Per Page
Sort Options
- Validade e fiabilidade da escala de mobilidade funcional: Idosos e muito idosos (EMF-IMI)Publication . Higgs, Irene; Cavalheiro, Luís
- A Mina de São Domingos: passado industrial, futuro turísticoPublication . Ferreira, Ana Catarina GomesNos dias de hoje, e com as exigências de cada um, o que é diferente, único e gerador de experiências ímpares, é para ser aproveitado sem limites. O turismo tem essa capacidade enquanto criador de momentos, produtor de experiências e de sensações. A evolução dos tempos levou a que o conceito de turismo e as suas diferentes tipologias se fossem adaptando aos mercados e aos turistas. A evolução da sociedade aliada às novas tecnologias, às comunicações, ao volume de informação e conhecimento, assim como à proliferação das empresas de índole turística, tem criado um mercado infindável nas possibilidades de escolha de cada um. É na especialização, na qualidade e na diferenciação que o mercado tem vindo a apostar e com isso, a criação de novas tipologias de turismo. O Turismo Industrial surge nesse seguimento e particularização do produto. É complementar ao Turismo Cultural e surge na óptica da curiosidade, do interesse e do conhecer o que foi o trabalho, as técnicas, os materiais e as máquinas do passado. Aplica-se a antigas indústrias, antigas fábricas e complexos mineiros. É uma tipologia turística que implica uma relação directa entre os turistas e as populações locais, assim como as entidades responsáveis, e isso faz com que o turista se sinta parte do seu “sonho”. A mina de São Domingos concentra, independentemente do seu avançado estado de degradação ao nível estrutural, praticamente todas as premissas necessárias para se impor como local de Turismo Industrial em Portugal e como tal, tornou-se o objecto de estudo da aplicabilidade do conceito. Mais do que fazer renascer a “Fénix” das cinzas, importa recuperar, manter e divulgar tal potencial turístico.
- Relatório de estágio profissionalPublication . Terrinca, Jorge Miguel Bicho
- Sénior, o turista do futuro: um estudo abrangente do turista sénior portuguêsPublication . Rosa, Bernardo Eugénio Parracho LopesEste trabalho centra-se no Turismo Sénior, um segmento que, apesar do seu potencial, tem merecido, até hoje, pouca atenção, tanto pela comunidade académica como por parte dos diversos sectores económicos que operam na indústria turística. Trata-se de um estudo exploratório em que se pretende investigar quem é o turísta sénior português, quais as suas características e necessidades específicas, o que o leva a viajar e qual o contributo das instituições públicas e privadas para a promoção/apoio da prática do turismo por este segmento. Na vertente teórica, procurou-se definir os conceitos básicos; caracterizar o sénior enquanto indivíduo que entra numa nova fase, em que os sinais de envelhecimento se acentuam e o tempo-livre passa a ser uma potencial ameaça; e, finalmente, investigar o que é que está a ser criado e oferecido, nacional e internacionalmente, em termos de promoção do Turismo Sénior. Neste domínio é apresentado também o projecto “Férias Sénior”, dos Serviços Sociais da Administração Pública, em que o investigador permaneceu, em ambiente de trabalho, durante um ano consecutivo, com vista a ter um contacto directo com a população em estudo e decidir a linha de investigação a tomar. É no seguimento desta experiência que surge a abordagem prática deste trabalho, pesquisando-se o turista sénior português, através da aplicação de um inquérito com o intuito de conhecer as motivações do sénior para a prática do turismo, assim como as suas preferências e comportamentos de consumo turístico, tendo sido conseguida uma amostra de 200 pessoas com 55 anos ou mais. Os resultados mais relevantes indicam que o turista senior dá preferência a viajar em Portugal, com tempo quente, principalmente na região Norte e Algarve. Prefere os circuitos culturais e paisagísticos, turismo de saúde e bem-estar, de natureza e sol e mar. As principais motivações que levam o sénior a viajar são “experimentar coisas novas/visitar lugares novos”, “visitar museus e lugares históricos”, “procurar enriquecimento intelectual”, “recuperação física e mental”, “ficar com a família” e “descansar e relaxar”.
- Enoturismo no Alentejo: visão global e perspectivas de desenvolvimentoPublication . Silva, Sarah Feilman Gentil QuinaA crescente concorrência internacional entre destinos turísticos acentua a necessidade de diferenciação da oferta através de factores como a identidade e autenticidade. Neste âmbito, o enoturismo ou “turismo do vinho” têm vindo a ser objeto de crescente interesse por parte de agentes económicos e académicos, em praticamente todas as zonas produtoras de vinho. Tal facto, deve-se ao seu potencial em termos de desenvolvimento socioeconómico, de preservação de recursos naturais, culturais e sociais nas regiões vitivinícolas. Também em Portugal assistimos, nos últimos anos, sobretudo nas regiões do Alentejo e Douro, à concretização de projetos que têm como objectivo, criar uma oferta turística diversificada capaz de atrair mais e melhores turistas, com base nos seus atributos naturais e culturais e na riqueza e qualidade dos seus vinhos. É neste contexto que se insere a presente proposta de investigação. Concretamente, pretende-se aprofundar o conhecimento do enoturismo na região do Alentejo, nomeadamente as suas limitações atuais e perspectivas de desenvolvimento. Para o efeito, apresenta-se um estudo de carácter exploratório, com incidência no distrito de Évora, que partindo da análise da realidade atual, em termos das características do destino propriamente dito, da oferta e da procura, identificar pistas para o seu desenvolvimento futuro. Este estudo, obedeceu a um conjunto de passos, a saber: 1) revisão da literatura de referência sobre o tema, incluindo as diferentes ópticas de abordagem; 2) caracterização das indústrias do vinho e do turismo, nomeadamente a nível regional e nacional; 3) estudo qualitativo; e 4) estudo quantitativo. Do presente trabalho, resulta evidente o impacto positivo que o enoturismo pode ter para um destino turístico e concretamente para a região Alentejo. A partir dos resultados obtidos, elaborou-se um modelo de consolidação e desenvolvimento deste produto na região. Apresentamos ainda um conjunto de conclusões e sugestões que nos parecem pertinentes, embora passíveis de confirmação e/ou correção por futuras investigações que importa incentivar e apoiar.
- A Turquia face a uma nova periferia europeiaPublication . Saraiva, Luis Eduardo
- Cidadania e identidadePublication . Duarte, António Paulo
- Consulta.1@mgf.pt: já agora doutor…Publication . Botas, Philippe; Santiago, Luiz Miguel; Constantino, Liliana; Miranda, PaulaEnquadramento: Os avanços tecnológicos proporcionam novas abordagens de comunicação entre o médico e o utente, que podem complementar a consulta de Medicina Geral e Familiar (MGF). Em Portugal, o correio electrónico começa a ser adoptado com maior frequência como meio de comunicação e a sua utilização é fundamentada por normas de orientação clínica. Investigadores relataram resultados positivos das abordagens cognitiva comportamental e educacional via internet, em indivíduos com depressão. Descrição do caso: Mulher de 28 anos, auxiliar de acção médica, com poucas consultas na unidade de saúde, pertencente a uma família monoparental, de classe média. Em Abril/2011, vem a consulta aberta solicitar preenchimento de declaração para efeitos de ingresso no ensino superior. Em entrevista oportunista, revelou um humor deprimido, acompanhado de labilidade emocional, baixa auto-estima, desânimo em relação ao futuro e baixa tolerância ao stress e ao fracasso. A separação conjugal há dois anos, durante a gravidez, destacou-se como situação de crise que motivou o desajuste actual. A avaliação pela psicofigura de Mitchell evidenciou a dependência emocional da utente, que se centra em expectativas do ex-companheiro regressar, e denunciou um fraco suporte familiar, dominado por uma relação conflituosa com a mãe. A avaliação pela escala de readaptação social de Holmes e Rahe somou um valor de 201. Quanto ao plano terapêutico, a paciente rejeitou a opção farmacológica. Foi-lhe proposto comunicar com o seu médico de família por correio electrónico, que aceitou. Ao longo desta comunicação, desenvolveu-se um processo de introspecção orientado, com resolução progressiva dos sintomas depressivos em 4 meses. Discussão: O caso descrito ilustra a utilidade atribuída ao correio electrónico na perspectiva de capacitar a utente e permitir um investimento sustentável por parte do médico, sem necessidade de optar pela “medicamentalização”, logo na primeira abordagem. Mais do que rotular com um diagnóstico, procurou-se ajudar a utente a compreender os seus sentimentos, a desenvolver estratégias de coping e a delinear objectivos concretos. Muitas vezes o tempo de consulta em MGF não é compatível com as necessidades do utente. Este relato de caso é um exemplo prático da utilidade do correio electrónico como um meio de comunicação complementar, em particular num caso seleccionado de utente com perturbação depressiva.
- Vulnerabilidade sísmica de box-culvertsPublication . Lopes, Sofia Alexandra AlvesAs box-culverts são estruturas com grande aplicação em obras rodoviárias para garantir a continuação de linhas de água existentes, ou como passagens agrícolas. Este trabalho tem como objetivo principal a avaliação dos danos que podem ocorrer em box-culverts devido à ação sísmica, tentando para isso distinguir as situações em que se tem de considerar explicitamente a ação sísmica e quando esta pode ser dispensada.
- Avaliação do desempenho em análise discriminante discretaPublication . Marques, Anabela; Ferreira, Ana Sousa; Cardoso, MargaridaA Análise Discriminante Discreta (ADD) está frequentemente associada a estudos nas áreas das ciências sociais e da saúde. Nestes domínios é comum dispor de classes a priori mal separadas e/ou amostras de pequenas dimensões. Neste contexto, muitos dos métodos de ADD revelam um fraco desempenho, impondo-se o desenvolvimento de outros métodos de classificação, nomeadamente por recurso à combinação de modelos. Neste trabalho iremos avaliar o desempenho de um método de ADD, usando uma abordagem de combinação de modelos, recorrendo à taxa de observações corretamente classificadas e a uma medida de associação entre as classes a priori e as classes previstas segundo a análise efetuada. Estas medidas serão determinadas em amostra de teste e/ou mediante validação cruzada.