Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Sistema de deteção de Homem ao Mar

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A imprevisibilidade de acontecimentos associada à realização de tarefas a bordo de um navio, bem como a impossibilidade de monitorização constante de todos os elementos presentes no mesmo, levanta diferentes questões. Uma dessas questões está relacionada com a capacidade de deteção de um elemento que tenha caído ao mar. Desta forma, este trabalho estuda a viabilidade de um sistema de deteção automático de uma situação de Homem ao Mar nos navios da Marinha Portuguesa. Inicialmente são definidos os principais objetivos do trabalho e quais as características que o sistema de deteção deve possuir, sendo que se pretende desenvolver um sistema que: seja facilmente integrado nos fatos de embarque utilizados na Marinha Portuguesa, de forma não intrusiva; permita uma baixa necessidade manutenção, através de um baixo consumo de energia; identifique a situação de Homem ao Mar e permita a existência de um alarme no navio, indicando a localização do elemento da guarnição que caiu ao mar. Após isso, é feito um estudo acerca de alguns dos sistemas de deteção de Homem ao Mar atualmente existentes, comparando-os e enunciando as vantagens e desvantagens dos mesmos. Após este estudo, é proposta uma arquitetura para o sistema de deteção com base em tecnologia IoT, sendo no capítulo seguinte desenvolvido um protótipo do sistema de deteção de Homem ao Mar, com base nessa mesma arquitetura. O protótipo desenvolvido permitiu a realização de testes que, com base nos resultados positivos observados, validam o conceito apresentado. Na parte final do trabalho são apresentadas as características pretendidas para o sistema final de deteção de Homem ao Mar, as principais conclusões acerca da realização do mesmo e algumas linhas orientadoras para a realização de trabalho futuro.
The unpredictability of events on board of a ship, as well as the impossibility of monitoring all the elements present on it, raises different questions. One of these questions is related with the ability to detect an element that has fallen overboard. Thus, this work studies the viability of a Man Overboard detection system in the Portuguese Navy ships. Initially, the main objectives of the work are defined as well as the characteristics that the detection system should have. It is intended to develop a system that should: be easily integrated into the work coveralls used in the Portuguese Navy; allow low maintenance needs by having a low energy consumption; identify the Man Overboard situation and start a alarm on the ship to indicate the location of the crew element that has fallen overboard. After that, a study is made about some of the currently existing Man Overboard detection systems, comparing them and stating their advantages and disadvantages. Following this study, an architecture for the IoT technology based detection system is proposed, and a prototype Man Overboard detection system based on the same architecture is developed. The developed prototype allowed the performance of tests that, based on the positive results observed, validate the presented concept. The final part of the paper presents the characteristics intended for the final Man Overboard detection system, the main conclusions about the work developed and some guidelines for future work.

Description

Keywords

deteção de Homem ao Mar sistema embebido dispositivo vestível

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue