Publication
Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Andrade, Alexandre Alberto da Silva | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo | |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T15:03:33Z | |
dc.date.available | 2022-05-10T15:03:33Z | |
dc.date.issued | 2018-01-31 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202399001 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40489 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, Professor | pt_PT |
dc.title | Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Metodologias motivacionais no ensino de Guitarra_Ivo Oliveira.pdf
- Size:
- 7.7 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format