Repository logo
 
Publication

Metodologias Motivacionais no Ensino da Guitarra

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, Alexandre Alberto da Silva
dc.contributor.authorOliveira, Ivo Cyril da Cruz Cravo
dc.date.accessioned2022-05-10T15:03:33Z
dc.date.available2022-05-10T15:03:33Z
dc.date.issued2018-01-31
dc.description.abstractO presente Relatório Final incide sobre a utilização de metodologias no Ensino de Guitarra Clássica que, potencialmente, aumentam a motivação para o estudo e progresso do aluno em cada aula e, posteriormente, no Ensino Especializado da Música. A aprendizagem instrumental reveste-se de complexibilidade devido às competências exigidas, tornando essencial que o professor adote uma atitude pedagógica que favoreça a didática e deixe o aluno motivado. A motivação reveste-se de polissemia nas últimas décadas, porém, uma breve análise da importância da mesma no processo de ensino-aprendizagem revela-se fulcral para propor metodologias efetivas. Durante a PES (Prática de Ensino Supervisionada), á luz de uma perspetiva metodológica qualitativa com método indutivo, foram aplicadas ferramentas metodológicas a alunos da Escola de Artes da Bairrada, como a oportunidade do aluno escolher uma peça de reportório a analisar, ou fornecer gravações para o estudo em casa, fazendo o aluno o protagonista das suas aprendizagens. Como instrumentos de colheita de dados foram utilizados a observação naturalista e elaboração de planos de aula semanais. Posteriormente, aplicaram-se questionários aos alunos e encarregados de educação de forma a efetivar os objetivos deste estudo. Foi implementada uma sensibilização aos encarregados de educação para a importância do estudo de guitarra através da exibição de um vídeo. Ainda, realizaram-se entrevistas a Guitarristas como Professor João Fuss, Professor Tiago Matias e programaram-se workshops. Concluímos que os alunos se sentiram mais motivados e dedicaram maior quantidade de tempo ao estudo da Guitarra após a implementação das supra citadas. Com isso, aguçou-se o gosto pelo estudo das peças sugeridas pelos programas curriculares vigentes.pt_PT
dc.identifier.tid202399001pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40489
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAluno, Guitarra, Metodologias, Motivação, Professorpt_PT
dc.titleMetodologias Motivacionais no Ensino da Guitarrapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Metodologias motivacionais no ensino de Guitarra_Ivo Oliveira.pdf
Size:
7.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format