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Abstract(s)
A Educação Financeira é um tema que tem ganho destaque tanto a nível nacional como a
nível internacional, sendo hoje tema incontornável no contexto escolar. Em 2013 foi
elaborado pelo Ministério da Educação e Ciência e Plano Nacional de Formação Financeira,
o Referencial de Educação Financeira (REF), documento orientador para a promoção da
Literacia Financeira (LF) em contexto educativo e formativo.
Uma das grandes finalidades do Ensino da Matemática, segundo o programa de Matemática
do Ensino Básico, é a interpretação da sociedade em que estamos inseridos. Por outro lado,
o REF considera a Educação Financeira temática transversal e transdisciplinar da Educação
para a Cidadania.
Os Jogos Tradicionais Portugueses (JTP), enquadrados no âmbito da Expressão e
Educação Físico-Motora, para além de benefícios lúdicos, sociais, emocionais e físicomotores, são uma forma de promoção de diversas aprendizagens e de desenvolvimento
cognitivo na criança.
Neste sentido, desenvolvemos uma proposta didática recorrendo aos JTP para a infância,
com objetivo de promoção da LF. Neste artigo, pretendemos demonstar como é possível,
numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, concretizar a interdisciplinaridade
entre Expressão e Educação Físico-Motora e Matemática.
Description
Keywords
Educação Financeira Expressão e Educação Físico-Motora Interdisciplinaridade Jogos Tradicionais Portugueses Matemática
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Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra