Repository logo
 
Publication

Propriedades psicomĂ©tricas da escala de inteligĂȘncia emocional de Wong e Law em professores Portugueses

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorValente, S.
dc.contributor.authorDominguez-Lara, S.
dc.contributor.authorCristĂłvĂŁo, A.,
dc.contributor.authorRebelo, H.
dc.contributor.authorAmaro, P.,
dc.contributor.authorLourenço, A.
dc.date.accessioned2025-12-12T16:59:01Z
dc.date.available2025-12-12T16:59:01Z
dc.date.issued2025-04-30en_US
dc.date.updated2025-11-30T17:18:41Z
dc.description.abstractA inteligĂȘncia emocional Ă© considerada uma competĂȘncia importante. No entanto, em Portugal, sĂŁo poucos os instrumentos que avaliam este constructo em professores. Considerando que a Wong and Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS) Ă© uma escala com boas propriedades psicomĂ©tricas que avalia a perceção da inteligĂȘncia emocional, o presente estudo teve por objetivo analisar as propriedades psicomĂ©tricas da WLEIS em professores portugueses. Participaram no estudo 835 professores, dos ensinos bĂĄsico e secundĂĄrio, de escolas pĂșblicas. A anĂĄlise fatorial realizada mostra que a estrutura de quatro fatores, obtida atravĂ©s do exploratory structural equation modeling, apresenta evidĂȘncias favorĂĄveis, assim como adequada fiabilidade do constructo e fiabilidade das pontuaçÔes adequadas. Portanto, a estrutura proposta pelos autores da WLEIS pode ser aplicada em professores portugueses.por
dc.description.abstract. La inteligencia emocional se considera una competencia importante. Sin embargo, en Portugal, existen pocos instrumentos que evalĂșen este constructo en profesores. Considerando que la Wong and Law Emotional Intelligence Scale (WLEIS) es una escala con buenas propiedades psicomĂ©tricas que evalĂșa la percepciĂłn de la inteligencia emocional, el presente estudio tuvo como objetivo analizar las propiedades psicomĂ©tricas de la WLEIS en profesores portugueses. Participaron en el estudio 835 profesores de enseñanza primaria y secundaria de escuelas pĂșblicas. El anĂĄlisis factorial realizado muestra que la estructura de cuatro factores obtenida a travĂ©s de la modelizaciĂłn exploratoria de ecuaciones estructurales presenta evidencias favorables, asĂ­ como una adecuada fiabilidad del constructo y puntuaciones apropiadas. Por lo tanto, la estructura propuesta por los autores de la WLEIS puede aplicarse a los profesores portugueses.spa
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationValente, S., Dominguez-Lara, S., CristĂłvĂŁo, A., Rebelo, H., Amaro, P., & Lourenço, A., (2025). Propriedades PsicomĂ©tricas da Escala de InteligĂȘncia Emocional de Wong e Law em Professores Portugueses. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, 17(1), 92-101
dc.identifier.doi10.32348/1852.4206.v17.n1.42310en_US
dc.identifier.eid2-s2.0-105006706409en_US
dc.identifier.slugcv-prod-4482062
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60396
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectinteligĂȘncia emocional
dc.subjectprofessores
dc.subjectpropriedades psicométricas
dc.subjectvalidação
dc.titlePropriedades psicomĂ©tricas da escala de inteligĂȘncia emocional de Wong e Law em professores Portuguesespor
dc.typeresearch articleen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage101
oaire.citation.issue1en_US
oaire.citation.startPage92
oaire.citation.titleRevista Argentina De Ciencias Del Comportamientoen_US
oaire.citation.volume17en_US
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
rcaap.cv.cienciaidC217-EC15-E83A | Maria Sabina Madureira Nunes Valente
rcaap.rightsopenAccessen_US

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista_Argentina_de_Ciencias_del_Comportamiento.pdf
Size:
356.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.89 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections