Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As estratégias de internacionalização, as suas motivações e determinantes: o caso do Grupo Pestana

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Francisco_Martins.pdf890.72 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A internacionalização consiste num processo crescente e gradual, através do qual as organizações expandem os seus negócios externamente. Com diversas motivações subjacentes, a internacionalização pode resultar de fenómenos proactivos ou reativos. O objetivo deste trabalho visa estudar este comportamento numa empresa do setor hoteleiro – Grupo Pestana Hotels & Resorts. A metodologia baseou-se numa análise qualitativa, tendo por base uma entrevista à administração do grupo. As conclusões apontam a diversificação do risco de investimentos e o aumento do volume de negócios como as principais motivações para iniciação do processo de internacionalização. No que se refere às abordagens aos mercados externos, o grupo privilegiou formas como, as aquisições, projetos greenfields e contratos de gestão, por permitirem um maior controlo e gestão sobre os hotéis. Todo o processo tem em conta uma análise económica e um conhecimento e investimento gradual ao longo da última década.

Description

Keywords

Internacionalização Seleção de mercado Modos de entrada Conhecimento Investimento gradual

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue