Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A aprendizagem das competências da leitura e da escrita é uma das primeiras conquistas
que as crianças realizam no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste âmbito é essencial
conhecer e dominar todos os processos e métodos envolvidos nesta aprendizagem para
a adequação do ensino e a prevenção das dificuldades de aprendizagem.
Esta Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Educação
Especial: Domínio Cognitivo-Motor visa descobrir a metodologia de ensino de leitura e
escrita que mais se adequa às crianças disléxicas, disgráficas ou com atraso na
aprendizagem da leitura e escrita, valorizando os Meios Educativos Jean-Qui-Rit e as
efetivas vantagens na sua aplicação.
Em suma é um trabalho que visa, para além de uma análise aprofundada de vários
conceitos ligados à temática, expor todos os processos e métodos de iniciação à leitura
e escrita existentes, bem como demonstrar a metodologia mais fiável a aplicar com os
alunos disléxicos, disgráficos ou com atraso na leitura e escrita e também facultar meios,
recursos, estratégias e instrumentos de avaliação para trabalhar a reeducação com este
tipo de discentes.
Description
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Dislexia Dificuldade de Aprendizagem