Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O método mímico-gestual de Lemaire: os "meios educativos Jean-Qui-Rit" em crianças disléxicas, disgráficas ou com atraso na leitura e na escrita

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Liliana Santos.pdf4.16 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A aprendizagem das competências da leitura e da escrita é uma das primeiras conquistas que as crianças realizam no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste âmbito é essencial conhecer e dominar todos os processos e métodos envolvidos nesta aprendizagem para a adequação do ensino e a prevenção das dificuldades de aprendizagem. Esta Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor visa descobrir a metodologia de ensino de leitura e escrita que mais se adequa às crianças disléxicas, disgráficas ou com atraso na aprendizagem da leitura e escrita, valorizando os Meios Educativos Jean-Qui-Rit e as efetivas vantagens na sua aplicação. Em suma é um trabalho que visa, para além de uma análise aprofundada de vários conceitos ligados à temática, expor todos os processos e métodos de iniciação à leitura e escrita existentes, bem como demonstrar a metodologia mais fiável a aplicar com os alunos disléxicos, disgráficos ou com atraso na leitura e escrita e também facultar meios, recursos, estratégias e instrumentos de avaliação para trabalhar a reeducação com este tipo de discentes.

Description

Keywords

Necessidades Educativas Especiais Dislexia Dificuldade de Aprendizagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue