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Abstract(s)
Objetivos: O trabalho pretende avaliar quais as capacidades e recursos que permitem às
empresas exportadoras da zona centro do país singrarem nos mercados internacionais.
Enquadramento teórico: As capacidades e recursos analisados dividem-se em cinco
constructos: capacidades dinâmicas, capacidades tecnológicas, capacidades de
marketing, orientação empreendedora e desempenho/performance exportador.
Metodologia: O estudo iniciou-se com a distribuição de um inquérito online, com o qual
se obteve uma amostra de 267 empresas exportadoras portuguesas, que incluiu uma breve
análise descritiva das empresas, da distribuição por tipo de setor onde operam, da
identificação dos mercados para onde exportam e dos produtos que exportam. Em seguida
foi realizada uma análise fatorial exploratória. Por fim, foi efetuada uma análise fatorial
confirmatória, recorrendo-se à análise de equações estruturais, a fim de testar as relações
entre as variáveis propostas no estudo.
Resultados e conclusões: Os resultados mostram que existe uma relação significativa e
positiva entre as capacidades e o desempenho exportador das empresas, podendo assim
concluir-se que, para potenciar o desempenho exportador das empresas, deve-se investir
nas capacidades, nomeadamente nas dinâmicas, tecnológicas e de marketing.
Description
Keywords
Capacidades dinâmicas Capacidades de marketing Capacidades tecnológicas Orientação empreendedora Performance exportadora Exportação