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Authors
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Abstract(s)
Hoje em dia, a escassez de recursos obriga a uma logística eficaz e eficiente, que
recorra aos mais inovadores métodos tecnológicos e organizacionais, a fim de rentabilizar
pessoas e materiais focados na satisfa ção do cliente, fazendo mais e melhor com menos.
Na FAP, a logística de apoio à manutenção dos meios aéreos, ou de outros
equipamentos ou sistemas de apoio a esses meios, pode ser designada como Logística de
Sustentação dos Sistemas de Armas (LSSA). Infelizmente, em oposição à tendência e
necessidade de conduzir esta actividade de forma eficiente, a LSSA é descrita pelos seus
executantes como complexa e demorada, e pelos seus destinatários (os operadores) como
co-responsável pela redução da prontidão dos meios aéreos. Este trabalho pretendeu aferir
a validade destas afirmações, e verificar a aplicabilidade das mais recentes metodologias
de gestão no desenvolvimento da LSSA, através de revisão conceptual, análise de dados e
entrevistas.
Em termos de âmbito, este trabalho foca-se na componente da LSSA responsável
pela reposição do material de utilização aeronáutica, incluindo as actividades das Entidades
Técnicas Gestoras relacionadas com a disponibilização de material rotável ou de consumo
e a reparação daquele material, e as tarefas correspondentes executadas no DGMFA, nas
Esquadras de Abastecimento das Unidades Base (UBs) e nas Manutenções dos Sistemas de
Armas, sendo realizada uma caracterização da regulamentação, meios e actividade
realizada por estes intervenientes.
Este trabalho envolveu a revisão dos conceitos e ferramentas associados à função
logística nas organizações modernas, incluindo a clarificação do conceito de Logística e a
forma como esta se insere num processo mais abrangente designado Gestão da Cadeia de
Abastecimento. São apresentadas as mais recentes metodologias de gestão aplicáveis,
nomeadamente “Supply Chain Management” (SCM) e “Lean Management” (LM). SCM
permite gerir de forma holística todos os sub-processos associados ao aprovisionamento de
material, introduzindo definitivamente a abordagem de gestão no ciclo de vida. A
implementação de LM, por sua vez, vem utilizar princípios e ferramentas na optimização
desta gestão. É igualmente apresentada a ferramenta de “benchmarking”, tendo sido
explorados casos de estudo internos e externos à FAP.
A conclusão mais importante deste trabalho é que a LSSA na FAP carece de
melhorias, e que estas melhorias podem ser alcançadas recorrendo às mais recentes
metodologias de gestão. Abstract: Today, the scarceness of resources demands an effective and efficient logistics,
which uses the most innovative technological and organizational methods, aiming at
making the best use of people and material while focussing on client satisfaction, doing
more and better with less.
In the Portuguese Air Force (FAP), the logistics supporting the maintenance of
aeronautical means, or of other equipments and systems of support to those means, may be
called Arms Systems Support Logistics (ASSL). Unfortunately, despite the tendency and
need of performing this activity efficiently, ASSL is described by its participants as
complex and time intensive and by its clients (the operators) as co-responsible for a
reduction in the readiness of the aeronautical means. This assignment intends to validate
these statements, and ascertain the applicability of the most recent management methods in
the development of the ASSL, through concept revision, data analysis and interviews.
In terms of scope, this assignment focuses on the component of ASSL responsible
for the resupply of material of aeronautical use, including the activities performed by the
Technical Management Entities related with the supply of serial number controlled or non
serial number controlled material and the repair of the aforementioned material, and the
related tasks performed in the Air Force General Material Deposit (DGMFA), in the
Supply Squadrons in the Air Bases and in the Arms Systems Maintenance areas, including
the description of the regulations, means and activity performed by these participants.
This assignment involved the revision of concepts and tools associated with logistics
in modern organizations, including the clarification of the concept of Logistics and how it
is inserted in a broader process called Supply Chain Management. The most recent
applicable management methods are presented, namely “Supply Chain Management”
(SCM) and “Lean Management” (LM). SCM allows to holistically manage all the subprocesses
associated with the supply of material, definitively introducing the approach of
management in the life cycle. The implementation of LM, in turn, uses principles and
techniques in the optimization of this management. The tool “benchmarking” is also
presented, and case studies internal and external to FAP have been explored.
The most important conclusion of this assignment is that ASSL in FAP requires
improvements, and that these improvements may be achieved using the most recent
management methods.
Description
Keywords
Logística Gestão Ciclo de Vida Abastecimento Sistemas de Armas Cadeia de Abastecimento Supply Chain Management Lean Management Benchmarking Eficácia Eficiência Indicadores