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Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação por telefone surge como recurso de aproximação e qualidade de atendimento ao doente/família pela equipa de saúde, numa área subjectiva como é o alívio do sofrimento e controlo da dor crónica.
O objectivo do estudo foi compreender o processo de cuidados implícito na consulta telefónica ao doente/família com dor crónica na Unidade Dor, do Hospital Garcia de Orta com vista a incrementar novas medidasfavorecedoras da tomada de decisão da equipa de saúde.
A metodologia do estudo reveste-se das características de estudo de caso. Os dados obtiveram-se atravésde análise de registos das consultas telefónicas, observação participante e entrevistas formais às 4 enfermeiras,103 doentes e familiares, e informais a 3 médicos.
Os resultados obtidos permitem conhecer o nível de satisfação dos doentes e famílias bem como os principais motivos que impulsionam os doentes a telefonar para a Unidade de Dor que são: a gestão do regime terapêutico e os problemas decorrentes da doença ou da terapêutica.
Conclui-se que a consulta telefónica é referida como um recurso importante para o doente/família, sendo salientado o nível de exigência intrínseco ao processo de cuidados num tipo de interacção não presencial. Esta exigência situa-se na articulação do circuito informativo virtual entre o doente, a enfermeira e o médico e o retorno
da informação ao doente.
Description
Keywords
Intervenção em enfermagem Dor crónica Continuidade de cuidados Consulta telefónica Comunicação em saúde
Citation
Pensar Enfermagem, Vol. 14 N.º 1 1º Semestre de 2010
Publisher
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem