Publication
Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
| dc.contributor.advisor | Xavier, Lola Geraldes, 1973- | |
| dc.contributor.advisor | Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- | |
| dc.contributor.advisor | Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- | |
| dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
| dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
| dc.contributor.author | Francisco, Rute das Neves | |
| dc.date.accessioned | 2017-05-31T10:56:48Z | |
| dc.date.available | 2017-05-31T10:56:48Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | Este relatório de estágio foi escrito no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos, inserida no mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório tem como objetivo apresentar de forma fundamentada e refletida as minhas experiências práticas no âmbito da intervenção educativa em contexto de prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo, bem como uma investigação realizada durante esse período. O estágio permitiu desenvolver em simultâneo duas componentes de trabalho que serão apresentadas neste relatório, sendo uma teórica e a outra prática. A parte prática, que se refere à ação, divide-se em dois capítulo referentes ao 1.º e ao 2.º Ciclo respetivamente. O primeiro capítulo deste relatório trata sobre o tema “Emoções na sala de aula”. É composto por uma parte de estudo teórico de conceitos e teorias de alguns autores que realizaram estudos nesta área e uma segunda fase experimental. São descritos, aí, os meios utilizados na fase de observação direta nas escolas e recolha de dados sobre a forma como as emoções são atualmente trabalhadas nas escolas e a importância que é dada à sua exploração em contexto de sala de aula de 1.º e 2.º Ciclo. A segunda parte do relatório é centrada nas práticas educativas da mestranda ao longo do estágio numa escola de 1.º Ciclo. Neste capítulo é feita uma breve apresentação da escola em que foi realizado o estágio bem como do Agrupamento em que esta estava inserido. É ainda apresentada uma reflexão das aulas a que a mestranda teve oportunidade de assistir da professora cooperante. Em seguida, são, ainda, apresentadas as práticas utilizadas bem como a sua fundamentação pedagógica. De entre as práticas das aulas foram escolhidas duas atividades que se destacaram, sendo estas denominadas de Experiências-chave. E estas estão relacionadas com a investigação das emoções na sala de aula. Na última parte deste capítulo é ainda feita uma reflexão geral em torno do itinerário de formação do 1º Ciclo. O terceiro capítulo é dedicado à fase de estágio em 2.º Ciclo do Ensino Básico e às turmas em que este se desenrolou. Neste, são apresentadas as práticas educativas levadas a cabo nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências Naturais bem como História e Geografia de Portugal. As práticas de estágio nas quatro áreas do saber serão fundamentadas e posteriormente refletidas. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201697556 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18457 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
| dc.subject | Emoções na Sala de Aula | pt_PT |
| dc.subject | Fundamentação | pt_PT |
| dc.subject | Reflexão | pt_PT |
| dc.title | Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
