Publication
Educar no Presente … preparar o futuro: a gestão de conflitos na educação pré-escolar
dc.contributor.advisor | Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- | |
dc.contributor.author | Pinto, Joana Margarida Piedade | |
dc.date.accessioned | 2020-08-27T10:30:20Z | |
dc.date.available | 2020-08-27T10:30:20Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O presente relatório reflete uma parte do percurso realizado ao longo de uma Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Descreve um projeto realizado numa sala de Jardim de Infância cuja finalidade era proporcionar a 20 crianças (9 do sexo feminino e 11 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos e que frequentavam um Jardim de Infância da rede pública de ensino pré-escolar, alternativas para resolverem situações de conflito que não implicassem a intervenção constante da educadora de infância. A estratégia privilegiada foi a gestão de conflitos através da comunicação das emoções, envolvendo a capacidade crescente das crianças reconhecerem, gerirem e exteriorizarem as suas emoções, terem relações positivas e resolverem problemas e conflitos dialogando. Para o efeito, é imprescindível que os educadores de infância desempenhem o seu importante papel na modelagem social das crianças e no seu desenvolvimento emocional, tal como defendido por Poulou (2016). Diversos autores, referidos ao longo deste relatório, nomeadamente Onchwari & Keengwe (2011), defendem a importância da intervenção em idades precoces no provimento de andaimes sociais e emocionais sólidos para as crianças, tornando-as mais resistentes e com bases essenciais para toda a sua vida. Quanto aos principais resultados, concluímos que, de facto, o projeto implementado levou ao desenvolvimento de algumas competências socioemocionais na resolução de conflitos. As crianças, porque passaram a deter o conhecimento e a compreensão das suas emoções e dos outros, evidenciaram uma maior autonomia para a resolução de conflitos entre si, não necessitando mais da intervenção constante da educadora do grupo ou da estagiária para o efeito. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202504280 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33219 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Conflito | pt_PT |
dc.subject | Emoção | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Investigação | pt_PT |
dc.title | Educar no Presente … preparar o futuro: a gestão de conflitos na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1