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Protocolo de Avaliação Orofacial: revisão e validação da versão 2 (PAOF-2) em crianças dos quatro aos nove anos

dc.contributor.authorGuimarães, Isabel
dc.contributor.authorTeixeira, Paulo
dc.contributor.authorRaimundo, Ana Filipa
dc.contributor.authorMiguel, Susana
dc.contributor.authorNobre, Helena
dc.contributor.authorAscensão, Mariana
dc.date.accessioned2022-04-06T14:41:06Z
dc.date.available2022-04-06T14:41:06Z
dc.date.issued2021-07-19
dc.description.abstractObjetivos: Descrever o processo de revisão do protocolo de avaliação orofacial (PAOF) e determinar a praticabilidade, fidedignidade e validade da segunda versão (PAOF-2). Métodos: Estudo metodológico, observacional e transversal que envolveu duas fases, revisão e validação. A fase de revisão incluiu a análise dos conteúdos do PAOF (dimensões, itens, escala de avaliação e forma de registo) seguido de validação de conteúdo em grupo focal e pré-teste. Na fase de validação, o PAOF-2 foi aplicado, por terapeutas da fala, a crianças com idades entre os quatro e os nove anos. Foram analisadas as propriedades clinimétricas de praticabilidade (tempo de aplicação), fidedignidade (consistência interna e acordo intra- e inter-examinadores) e validade (construto, convergente e discriminativa). Resultados: A revisão resultou num instrumento com duas dimensões ‘Estrutura’ e ‘Mobilidade’, 47 itens, escala de cinco pontos e folha de registo. A validade de conteúdo do PAOF foi analisada por 13 terapeutas da fala. A validação realizada em 312 crianças indicou praticabilidade adequada (15 minutos de tempo médio de aplicação), consistência interna excelente a boa (Alfa de Cronbach entre 0,94 e 0,77), excelente fidedignidade intra- e inter-examinadores (Coeficiente de correlação intraclasse >0,75), validade de construto (a análise fatorial exploratória explica 71,4% da estrutura interna do PAOF-2 com 47 itens), boa a moderada validade convergente entre o PAOF-2 e o original e validade discriminativa na dimensão ‘Mobilidade’ de acordo com a idade. Conclusão: O PAOF-2 é um instrumento prático, fidedigno e válido com potencialidade para instrumento de avaliação orofacial de crianças entre os quatro e os nove anos de idade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/11.2181/rptf.2021.11.03pt_PT
dc.identifier.issn2183-1297
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40144
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa Terapeutas da Falapt_PT
dc.subjectAvaliação orofacialpt_PT
dc.subjectInstrumento de avaliaçãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectValidaçãopt_PT
dc.titleProtocolo de Avaliação Orofacial: revisão e validação da versão 2 (PAOF-2) em crianças dos quatro aos nove anospt_PT
dc.title.alternativeOrofacial assessment protocol: revision and validation of the second version (PAOF-2) in children aged four to nine yearspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.issue2021pt_PT
oaire.citation.startPage19pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Terapia da Falapt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameGuimarães
person.familyNameAscensão
person.givenNameIsabel
person.givenNameMariana
person.identifier548796
person.identifier.ciencia-idF014-BFD6-49C2
person.identifier.orcid0000-0001-8524-8731
person.identifier.orcid0000-0002-9891-6556
person.identifier.scopus-author-id24586862700
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdc9a77a2-eecf-4d30-88fa-4200275eccf5
relation.isAuthorOfPublication26fb19b6-4081-4695-bce0-5d382c8426ce
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