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O enfermeiro durante o processo de transição para a parentalidade, em pais pela primeira vez
| dc.contributor.advisor | Bértolo, Helena | |
| dc.contributor.author | Sequeira, Patrícia José Patusco Pinto Lopes | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:06Z | |
| dc.date.available | 2016-11-25T09:44:06Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, 2011, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
| dc.description.abstract | Os enfermeiros ao longo do seu percurso vivenciam inúmeras transições a nível educacional e profissional, como quando passam de alunos para enfermeiros, ou se especializam numa determinada área dos cuidados. Como em qualquer transição, esta implica a aquisição de novos conhecimentos, a redefinição de papéis, e o desenvolvimento de novas habilidades. Com este relatório de estágio pretendeu-se reflectir sobre as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia desenvolvidas durante o Ensino Clínico. Uma das competências ambicionadas foi a aquisição de conhecimentos na área da transição para a parentalidade. Para tal, recorreu-se à revisão sistemática da literatura e à realização de um estudo empírico. A revisão sistemática da literatura foi orientada para a questão: Quais as intervenções de enfermagem valorizadas pelos pais pela primeira vez, durante a sua transição para a parentalidade? Como critérios de inclusão foram definidos os estudos de pais pela primeira vez, cuja gravidez, parto e pós-parto tenham decorrido sem complicações. Foram excluídos estudos que incluíssem pais adolescentes, gravidez gemelar, ou recém-nascidos prematuros. Foram obtidos seis estudos. Na elaboração do estudo exploratório–descritivo de abordagem qualitativa foi utilizado como método de colheita de dados a observação participante, que foi documentada em notas de campo, e posteriormente sujeita à análise de conteúdo. A selecção intencional dos participantes foi constituída por quatro casais, de acordo com os critérios de inclusão e de exclusão definidos. CONCLUSÕES: Os casais valorizaram a educação realizada pelos enfermeiros, nos cursos de preparação para o parto, no ensino das capacidades interactivas do bebé. No período pós-parto, valorizaram o suporte a nível educativo e informativo, nomeadamente a nível da amamentação e dos cuidados ao recém-nascido. O papel desempenhado pelo enfermeiro na vigilância da saúde do bebé também foi considerado importante. | |
| dc.format | application/pdf | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16040 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | [s.n.] | |
| dc.subject | Competências | |
| dc.subject | Enfermagem | |
| dc.subject | Pais | |
| dc.subject | Período pós-parto | |
| dc.subject | Educação de pais | |
| dc.subject | Papel do profissional de enfermagem | |
| dc.title | O enfermeiro durante o processo de transição para a parentalidade, em pais pela primeira vez | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | |
| rcaap.type | masterThesis |
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