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O enfermeiro durante o processo de transição para a parentalidade, em pais pela primeira vez

dc.contributor.advisorBértolo, Helena
dc.contributor.authorSequeira, Patrícia José Patusco Pinto Lopes
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:06Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:06Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionMestrado, Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, 2011, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractOs enfermeiros ao longo do seu percurso vivenciam inúmeras transições a nível educacional e profissional, como quando passam de alunos para enfermeiros, ou se especializam numa determinada área dos cuidados. Como em qualquer transição, esta implica a aquisição de novos conhecimentos, a redefinição de papéis, e o desenvolvimento de novas habilidades. Com este relatório de estágio pretendeu-se reflectir sobre as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia desenvolvidas durante o Ensino Clínico. Uma das competências ambicionadas foi a aquisição de conhecimentos na área da transição para a parentalidade. Para tal, recorreu-se à revisão sistemática da literatura e à realização de um estudo empírico. A revisão sistemática da literatura foi orientada para a questão: Quais as intervenções de enfermagem valorizadas pelos pais pela primeira vez, durante a sua transição para a parentalidade? Como critérios de inclusão foram definidos os estudos de pais pela primeira vez, cuja gravidez, parto e pós-parto tenham decorrido sem complicações. Foram excluídos estudos que incluíssem pais adolescentes, gravidez gemelar, ou recém-nascidos prematuros. Foram obtidos seis estudos. Na elaboração do estudo exploratório–descritivo de abordagem qualitativa foi utilizado como método de colheita de dados a observação participante, que foi documentada em notas de campo, e posteriormente sujeita à análise de conteúdo. A selecção intencional dos participantes foi constituída por quatro casais, de acordo com os critérios de inclusão e de exclusão definidos. CONCLUSÕES: Os casais valorizaram a educação realizada pelos enfermeiros, nos cursos de preparação para o parto, no ensino das capacidades interactivas do bebé. No período pós-parto, valorizaram o suporte a nível educativo e informativo, nomeadamente a nível da amamentação e dos cuidados ao recém-nascido. O papel desempenhado pelo enfermeiro na vigilância da saúde do bebé também foi considerado importante.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16040
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectCompetências
dc.subjectEnfermagem
dc.subjectPais
dc.subjectPeríodo pós-parto
dc.subjectEducação de pais
dc.subjectPapel do profissional de enfermagem
dc.titleO enfermeiro durante o processo de transição para a parentalidade, em pais pela primeira vez
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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