Publication
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar
dc.contributor.author | Henriques, Andreia | |
dc.contributor.author | Silva, Cláudia Ribeiro da | |
dc.contributor.author | Reis, Helena | |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T15:31:24Z | |
dc.date.available | 2022-07-04T15:31:24Z | |
dc.date.issued | 2022-06 | |
dc.description.abstract | O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (R Pearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/view/1303/296 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41272 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | RCAAP | pt_PT |
dc.subject | Processamento sensorial | pt_PT |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.title | O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 166 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 150 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 35 | pt_PT |
person.familyName | Henriques | |
person.familyName | Ribeiro da Silva | |
person.givenName | Andreia | |
person.givenName | Cláudia | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0454-4051 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4025-7236 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c59587b3-dc9f-45f2-8352-20d2bc612e5a | |
relation.isAuthorOfPublication | 983cf791-272d-4138-8389-bd7c9dee3aa2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 983cf791-272d-4138-8389-bd7c9dee3aa2 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Artigo Andreia Henriques.pdf
- Size:
- 328.47 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format