Repository logo
 
Publication

Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do português

dc.contributor.authorCosta, Ana Luísa
dc.contributor.authorRodrigues, Sónia Valente
dc.contributor.authorSebastião, Isabel
dc.date.accessioned2018-05-04T13:37:41Z
dc.date.available2018-05-04T13:37:41Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNesta comunicação, propõe-se uma reflexão sobre a configuração epistemológica da didática do Português enquanto conjunto de estratégias facilitadoras das aprendizagens, disciplina de formação de professores e campo de investigação educacional. Pretende-se contribuir para uma problematização da didática como campo autónomo de saberes, uma vez que a didática da língua e da literatura portuguesas têm aparecido ora como subsidiárias dos estudos linguísticos e literários, ora como campo difuso da aplicação de conhecimento teórico de diversas áreas (Alarcão, 2010). A produção técnica e científica nos últimos anos justifica uma discussão sobre o estado da arte da didática. Esta reflexão permitirá clarificar o papel da didática nas práticas de ensino, na produção de materiais, na formação profissional e na investigação. Na dimensão das práticas docentes, parte-se de conceções de professores sobre o papel da didática, resultantes de um inquérito aplicado a professores de Português, para a promoção de um desenvolvimento profissional reflexivo, produtor de saber didático. A formação inicial e contínua, enquanto processo de interação de conhecimento teórico e de práticas, entre professores do ensino básico e secundário e formadores/investigadores, terá vantagens em ser concebida como comunidade de aprendizagem, um espaço gerador de reflexão e investigação didática (Nóvoa, 2007).pt_PT
dc.description.abstractIn this article, we propose a reflection on the epistemological configuration of Portuguese Didactics, conceived as a set of learning strategies, as a teacher training domain and as an educational research field. In the last years, Portuguese Didactics has been seen as a subsidiary field of linguistic and literary studies, as well as a diffuse field for the application of theoretical knowledge (Alarcão, 2010). Opposing this perspective, we intend to contribute to a definition of Didactics as an autonomous field of knowledge and research, since literature in recent years justifies a discussion about the state of the art of Didactics studies. This reflection will contribute to clarify the role of Didactics in teaching practices, in the production of materials, in professional training and in research. An exploratory study, based on the conceptions of teachers about didactics, will be presented. This study was based on the analysis of nine interviews to Portuguese teachers, who reflected on their professional relationship with Didactic issues. Teacher training programs, conceived as a process of interaction between theories and practices, should be explored as the field – the learning community - for reflection and research on Didactics (Nóvoa, 2007).en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, A.; Rodrigues, S. V. & Sebastião, I. (2018). Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do português. In L. G. Correia; R. Leão & S. Poças (Org.). O tempo dos professores (pp. 811-827). Porto: FPCEUP.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-26-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22769
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherUniversidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Investigação e Intervenção Educativaspt_PT
dc.subjectDidática do portuguêspt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectDidactics of portugueseen
dc.subjectRepresentationsen
dc.subjectFormationen
dc.subjectProfessional developmenten
dc.titlePara que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do portuguêspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage827pt_PT
oaire.citation.startPage811pt_PT
oaire.citation.titleO tempo dos professorespt_PT
person.familyNameda Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
person.givenNameAna Luísa
person.identifier.ciencia-idAE1D-FC1A-3F3D
person.identifier.orcid0000-0002-2529-4135
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typebookParten
relation.isAuthorOfPublicationc5a2d00d-3a02-4f5e-8b51-81b586cc48d1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc5a2d00d-3a02-4f5e-8b51-81b586cc48d1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Para que serve a didática - pp. 811-827.pdf
Size:
273.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: