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Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional. Avaliação do Desempenho Docente
dc.contributor.advisor | Jorge, José Reis | |
dc.contributor.author | Vieira, Graciete Maria Rodrigues dos Mártires Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2015-06-25T16:48:43Z | |
dc.date.available | 2015-06-25T16:48:43Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da minha experiência profissional enquanto supervisora, ao desempenhar a função de Diretora de Escola (2001/2002), Coordenadora de Departamento e avaliadora na Avaliação do Desempenho Docente (2007/2012). Entende-se por supervisão a coordenação das atividades pedagógicas, cuja finalidade visa a melhoria da qualidade educativa, incluindo o desenvolvimento profissional dos agentes educativos. Assim, dizem os teóricos, que o supervisor será alguém que deve acompanhar, ajudar, desenvolver aptidões e capacidades, enfim, aquele que cria condições de sucesso ao futuro educador e professor. Na função de avaliadora do desempenho docente coloco algumas questões: O que é avaliar? Como avaliar? Para quê avaliar? Do estudo efetuado, resume-se a avaliação como um conjunto de procedimentos com várias etapas fundamentais: recolha de dados (análise documental e observação de aulas), interpretação de dados e tomada de decisão que se traduz num juízo de valor. A subjetividade está aqui patente tendo o avaliador e o avaliado papéis preponderantes no desenvolvimento do processo avaliativo. A reflexão, a partilha e o diálogo são elementos chave nos processos de supervisão, sejam eles aplicados aos professores em início de carreira (período probatório) ou nos docentes em avaliação de desempenho. Neste processo, o supervisor poderá assumir vários tipos de supervisão. Aliado ao “cenário clínico”, encontra-se o “cenário reflexivo” (Alarcão e Tavares, 2010), onde se enfatiza o valor da reflexão na e sobre a ação. À pergunta “Para quê avaliar?” surge o desenvolvimento e enriquecimento profissional do docente, aliada ao mérito conseguido apenas por alguns docentes, pela existência de quotas; no entanto, face à conjuntura atual, o processo avaliativo deixa de ter resultados práticos no benefício do mérito alcançado, não se traduzindo na progressão de carreira, como o esperado. | por |
dc.identifier.tid | 201852675 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/9053 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Partilha | por |
dc.subject | Diálogo | por |
dc.title | Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional. Avaliação do Desempenho Docente | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestre em Ciências da Educação - Área de Especialização e Supervisão Pedagógica | por |
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