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Relatório de atividade e de desenvolvimento profissional. Avaliação do Desempenho Docente

dc.contributor.advisorJorge, José Reis
dc.contributor.authorVieira, Graciete Maria Rodrigues dos Mártires Gonçalves
dc.date.accessioned2015-06-25T16:48:43Z
dc.date.available2015-06-25T16:48:43Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste trabalho trata da minha experiência profissional enquanto supervisora, ao desempenhar a função de Diretora de Escola (2001/2002), Coordenadora de Departamento e avaliadora na Avaliação do Desempenho Docente (2007/2012). Entende-se por supervisão a coordenação das atividades pedagógicas, cuja finalidade visa a melhoria da qualidade educativa, incluindo o desenvolvimento profissional dos agentes educativos. Assim, dizem os teóricos, que o supervisor será alguém que deve acompanhar, ajudar, desenvolver aptidões e capacidades, enfim, aquele que cria condições de sucesso ao futuro educador e professor. Na função de avaliadora do desempenho docente coloco algumas questões: O que é avaliar? Como avaliar? Para quê avaliar? Do estudo efetuado, resume-se a avaliação como um conjunto de procedimentos com várias etapas fundamentais: recolha de dados (análise documental e observação de aulas), interpretação de dados e tomada de decisão que se traduz num juízo de valor. A subjetividade está aqui patente tendo o avaliador e o avaliado papéis preponderantes no desenvolvimento do processo avaliativo. A reflexão, a partilha e o diálogo são elementos chave nos processos de supervisão, sejam eles aplicados aos professores em início de carreira (período probatório) ou nos docentes em avaliação de desempenho. Neste processo, o supervisor poderá assumir vários tipos de supervisão. Aliado ao “cenário clínico”, encontra-se o “cenário reflexivo” (Alarcão e Tavares, 2010), onde se enfatiza o valor da reflexão na e sobre a ação. À pergunta “Para quê avaliar?” surge o desenvolvimento e enriquecimento profissional do docente, aliada ao mérito conseguido apenas por alguns docentes, pela existência de quotas; no entanto, face à conjuntura atual, o processo avaliativo deixa de ter resultados práticos no benefício do mérito alcançado, não se traduzindo na progressão de carreira, como o esperado.por
dc.identifier.tid201852675
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9053
dc.language.isoporpor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectPartilhapor
dc.subjectDiálogopor
dc.titleRelatório de atividade e de desenvolvimento profissional. Avaliação do Desempenho Docentepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestre em Ciências da Educação - Área de Especialização e Supervisão Pedagógicapor

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