Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.65 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo analisa o papel da obra de arte e das expressões artísticas na Educação
Pré-Escolar. A pesquisa que sustenta este trabalho foi realizada na Prática de Ensino
Supervisionada e tomou como objeto de estudo as crianças da Sala Rosa, da Creche do Povo
– Jardim e Infância de Torres Vedras, numa observação não estruturada, direta/participante de
forma natural. Deste modo, foi possível estudar as interações das crianças com obras de arte,
com outras crianças, com adultos e com o meio.
A recolha de dados foi elaborada com as notas de campo e questionários aos pais e às
crianças. A análise destes dados revelou que as crianças encontraram na obra de arte um
recurso que os fez construir conhecimento em diferentes áreas, ajudou-as a interagir com os
seus pares e a estimular a imaginação de modo a tornar os momentos de aprendizagem
prazerosos. Há que reforçar que a obra de arte contribuiu para as aprendizagens significativas
das crianças fazendo a transversalidade entre as várias áreas de conteúdo, através dos projetos
elaborados e ao analisar os questionários respondidos pelos pais.
Assim, mostramos que a obra de arte é um importante recurso pedagógico, e que
deveria ser mais utilizado no Pré-Escolar.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Arte Expressões Artísticas Transversalidade Aprendizagem