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A arte na educação infantil. A importância para o desenvolvimento infantil

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O presente relatório dá conta de um estudo de caráter descritivo com o intuito de analisar o papel que a arte tem no desenvolvimento infantil. Com este objetivo cen-tral, definiu-se como questão de investigação «Qual a importância das expressões na arte para o desenvolvimento da criança?», tendo esta servido como fio condutor para este estudo. Partindo desta questão principal, identificou-se um conjunto de questões de pesquisa, a saber: a) qual o contributo das expressões/ Educação pela arte no desen-volvimento das crianças? Como é que são implementadas as expressões nas salas de pré-escolar? E quais as representações por parte das educadoras sobre a utilidade das expressões no desenvolvimento global das crianças? Para dar resposta a estas questões, bem como aos objetivos inicialmente defini-dos: a) conhecer e analisar o modo como são implementadas as expressões em salas de pré-escolar e b) reconhecer a importância das expressões no desenvolvimento global das crianças, desenvolveu-se um trabalho empírico que procurava a descrição das conceções de um grupo de profissionais (educadoras e especialista na área das expressões) sobre o papel da arte nas suas práticas e no desenvolvimento da criança. Neste sentido, o desenho metodológico baseou-se num estudo de caráter qualitativo, tendo-se optado pela técnica de entrevista como instrumento principal de recolha de dados. Estas entrevistas de caráter semiestruturado foram feitas com base num guião de entrevista e foram posteriormente analisadas. Os resultados obtidos com as entrevistas permitem tecer algumas considerações finais, a saber: na opinião das várias profissionais, a arte é fundamental e tem um papel fulcral no desenvolvimento da criança; as expressões são consideradas pelos vários participantes como promotoras e estimuladoras dos domínios sensorial, cognitivo, emocional e social e do desenvolvimento global da criança.
This report gives an account of a descriptive study in order to examine the role that art has on child development. With this central goal, it was defined as research question "What is the importance of expressions in the art for the development of the child? ', question that served as a guide for this study. From this main issue, we have identified a set of research questions, namely: a) that the contribution of expressions / Education for art in the development of children? How are they implemented the expressions on pre-school rooms? And what representations by the educators about the usefulness of the expressions in the overall development of children? To address these issues, as well as the goals initially set: a) understand and analyze the way they expressions are implemented on preschool and b) recognize the importance of expressions in the overall development of children, and it was developed an empirical study that sought description of conceptions of a group of professionals (teachers and expert in the art field) about the role of art in their practices and child development. In this sense, the methodological design was based on a qualitative study, having opted for the interview technique as the main instrument of data collection. These semi-structured interviews were made based on an interview guide and were later analyzed. The results obtained from the interviews allow us to make some final considerations, namely: in the opinion of many professionals, art is important and plays a central role in the development of the child; expressions are considered by many participants as pro-moting and stimulating the sensory, cognitive, emotional and social domains and the child's overall development.

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Arte Educação Desenvolvimento Criatividade Imaginação Expressões Art Education Dvelopment Creativity Imagination Expression

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