Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de atividade e de desenvolvimento pessoal. Avaliação do Desempenho Docente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
jose_vieira_mestrado_supervisao.pdf494.11 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O ensino, a educação e os sistemas educativos de forma geral têm vindo a assumir uma importância crescente e a serem confrontados com novos desafios, fruto de novos contextos escolares, novas forma de ver e pensar a educação, novas abordagens e novos contextos de aprendizagem. Confrontados com a rápida evolução da sociedade da tecnologia e da informação, urge pensar e reflectir, estabelecendo novas plataformas de ação e intervenção. É neste contexto que a discussão sobre a finalidade e a qualidade do ensino e da educação emergem como novos paradigmas das sociedades atuais. A formação docente, o desenvolvimento profissional ao longo da vida, as estratégias de reflexão-cooperação, de escola reflexiva e de professor reflexivo assumem particular relevância, estabelecendo-se como meios privilegiados de potenciar a ação e o desenvolvimento. A adoção de mecanismos de supervisão, de que a avaliação do desempeno docente, e do desempenho dos alunos, mas também da escola enquanto organização pensante farão parte, reveste-se de especial importância, por se constituir como peça base de todo o trabalho da escola, na sua missão de formar e ensinar. É nesse quadro e neste contexto que entendemos a intervenção da supervisão pedagógica e enquadramos a avaliação do desempenho docente, ainda que, numa perspetiva crítica outras leituras possam ser possíveis.
Teaching, education and the educational systems in general have gained increasing importance and have been confronted with new challenges, new contexts, new ways of seeing and thinking about education, new approaches and new learning contexts. Faced with the rapid evolution of technology and the information society, we need to think and reflect, establishing new platforms of action and intervention. It is in this context that the discussion about the purpose and the quality of teaching and education emerge as a new paradigm of today's societies. Teacher training, professional development, the strategies of reflection-cooperation, reflective school and reflective teacher assume particular relevance, establishing itself as a privileged mean of promoting action and development. The adoption of supervisory mechanisms, of which the evaluation of the teaching performance, and the performance of students, but also of the school as a thinking organization part, are of particular importance, for it is the basic part of all of the schools work, in its mission to train and teach. It is in this framework and in this context that we understand the pedagogical supervision and intervention and we frame the assessment of teaching performance, albeit in a critical perspective further reading may be possible.

Description

Keywords

Supervisão Avaliação Desempenho Escola reflexiva Cooperação Supervision Evaluation Performance Reflective-school Cooperation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue