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Perfil Sensorial 2 – A criança dos 3 anos aos 14 anos e 11 meses: estudo da validade convergente

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Introdução: A teoria de integração sensorial inclui a aplicação de instrumentospadronizados, sendo importante assegurar a sua credibilidade e fidedignidade científica. Em Portugal os terapeutas ocupacionais estão limitados na avaliação das perturbações de processamento sensorial nos contextos de casa e escolar, devido à escassez de instrumentos padronizados, traduzidos e validados para a população portuguesa. Objetivo: Pretendeu-se estudar a validade convergente relacionando o Perfil Sensorial 2 – A criança dos 3 anos aos 14 anos e 11 meses em crianças dos 6 aos 10 anos com o Sensory Processing Measure (SPM) – Forma Sala de Aula. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, com uma amostra não probabilística por conveniência, composta por 78 participantes, com desenvolvimento típico, na faixa etária dos 6 aos 10 anos. A recolha da amostra foi efetuada com recurso aos instrumentos Perfil Sensorial 2 – A criança dos 3 anos aos 14 anos e 11 meses e SPM – Forma Sala de Aula. A validade convergente foi analisada através da correlação de Pearson. Resultados: Verificou-se muitas correlações significativas positivas, moderadas a altas entre os domínios dos dois instrumentos, destacando-se o processamento do movimento e da posição corporal com a maioria das dimensões do SPM – Forma Sala de Aula (r de Pearson variou entre 0,312 e 0,874), quadrante evitamento com a Consciência do Corpo (CC; R = 0.258, p = 0.023), secção comportamental conduta com o Equilíbrio e Movimento (EQM; R = 0.270, p = 0.017) e secções comportamentais socioemocionais e de atenção com o Planeamento e Ideias (PLI; R = 0.263, p = 0.020; R = 0.280, p = 0.013). Conclusão: Os objetivos do estudo foram alcançados, na medida em que se obteve 11 correlações moderadas e três fortes entre os domínios dos testes. Estes resultados revelaram evidências que suportam a validade do Perfil Sensorial 2 – A criança dos 3 anos aos 14 anos e 11 meses na avaliação das crianças portuguesas.

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Terapia ocupacional Integração sensorial Processamento sensorial Perfil sensorial Crianças Validade convergente

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